Banca de DEFESA: CAROLINA SILVEIRA SANTOS

DISCENTE: CAROLINA SILVEIRA SANTOS
DATA: 21/04/2021
LOCAL: virtual
TÍTULO: QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS NO ENFOQUE CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE-AMBIENTE: SABERES DE DOCENTES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA DA CIDADE DE ESTÂNCIA/SE
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Ciências e Biologia; Abordagens críticas; Práticas Pedagógicas
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem

O ensino em uma perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA) tem por finalidade promover discussões de maneira crítica acerca dos impactos dos avanços científicos e tecnológicos na sociedade e no ambiente. Uma maneira de introduzir debates nesse âmbito é com o uso de questões sociocientíficas (QSC), que tratam de temas controversos em CTSA e contribuem para um ensino de ciências e biologia mais crítico e reflexivo. O professor é um agente importante para a formação intelectual e social dos alunos, orientando e motivando-os na busca pelo conhecimento, sendo seu papel, fundamental na escola. Assim, esse estudo se propôs a: 1) mapear as produções do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA) e do Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade (EDUCON), ambos sediados em Sergipe, para verificar a inserção desta temática em publicações na Universidade Federal de Sergipe (UFS) e; 2) investigar os saberes e as práticas pedagógicas manifestadas pelos professores de ciências e biologia da rede básica de ensino da cidade de Estância, SE sobre o uso da abordagem CTSA e de QSC. Para o mapeamento, foi investigado, sob a forma de estado da arte, o repositório Institucional da UFS, e verificada uma intersecção entre PPGECIMA e EDUCON, destacando também a importância do fomento da temática CTSA e QSC na graduação, para a implementação de pequisas nesta área, no PPGECIMA, além da necessidade de incentivo para o acesso dos professores ao EDUCON, pois o mesmo se constitui num agente divulgador da temática. Para a investigação dos saberes, a coleta de dados ocorreu pela aplicação de dois questionários online. Os resultados obtidos no primeiro questionário, evidenciaram que os docentes conhecem a abordagem CTSA, ainda que não seja de maneira formal, estando mais relacionados a troca de experiências com colegas do que as suas formações acadêmicas; também reconhecem os benefícios de utilizar CTSA, que incluem a motivação e envolvimento dos alunos com o conteúdo, a contextualização e a aprendizagem significativa. Com relação a QSC, a maioria dos docentes tece relações entre ciência e sociedade e evidenciam os assuntos que envolvem a saúde, com ênfase na pandemia de Covid-19, como temas que favorecem atualmente o uso dessas questões. Os desafios mencionados pelos docentes em aplicar aulas nesse sentido incluem o pouco tempo disponível para planejamento e aplicação de aulas diferenciadas e a falta de recursos pedagógicos nas escolas nessa perspectiva. No segundo questionário, que objetivou a avaliação pelos professores de uma sequência didática elaborada utilizando CTSA e QSC, evidenciou pelos docentes que a sequência valorizou as interações CTSA, com objetivos condizentes com a realidade atual, pelo ensino remoto. Os desafios mencionados para a aplicação da mesma em sala de aula, incluem a falta de internet de alguns alunos, o que inviabiliza as discussões e debates, que comumente surgem com o uso de QSC, tanto com o professor quanto com os colegas de turma. Pesquisas que envolvem docentes e os seus saberes em CTSA e QSC tornam-se fortalecedoras nas reflexões acerca das práticas pedagógicas, proporcionando mudanças nas concepções de ensino.

Presidente - 353.642.460-00 - CARMEN REGINA PARISOTTO GUIMARAES
Interno - 843.959.827-00 - MYRNA FRIEDERICHS LANDIM DE SOUZA
Externo ao Programa - 1327911 - ISABELA SANTOS CORREIA ROSA

Notícia cadastrada em: 12/04/2021 12:49