Banca de DEFESA: KALYNE TERESA MACHADO

DISCENTE: KALYNE TERESA MACHADO
DATA: 27/01/2021
LOCAL: Sala Virtual_ meet.google.com/nrp-cgpo-rys
TÍTULO: Uma investigação sobre os níveis dos conhecimentos geométricos de licenciandos em matemática por meio da Teoria de van Hiele
PALAVRAS-CHAVES: Formação inicial de professores; Teoria de van Hiele; Nível de pensamento geométrico; Ensino de geometria.
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

A pouca ênfase dada ao ensino da geometria na Educação Básica até o fim do século XX e as perspectivas de sua retomada a partir do início do século XXI são objeto de estudos de diversos autores, que consideram que tal abandono tenha sido causado, principalmente, pelo despreparo dos professores frente aos conteúdos de geometria. Considerando tal problemática, esta pesquisa teve como objetivo investigar, com base na Teoria de van Hiele, os níveis do pensamento geométrico evidenciado nas soluções apresentadas pelos licenciandos em Matemática ao longo de atividades de ensino vivenciadas em uma sequência didática sobre o Teorema de Pitágoras. Os participantes foram 22 alunos da Universidade Federal do Sergipe, que estavam matriculados na disciplina de Estágio Supervisionado em Ensino de Matemática I no segundo semestre de 2019. Desenvolvemos este estudo envolvendo a formação inicial de professores de Matemática tendo como questões norteadoras: Qual o nível de pensamento geométrico alcançado pelos estudantes na segunda metade de um curso de Licenciatura em Matemática? Esses licenciandos conhecem outras abordagens geométricas do teorema de Pitágoras além da usualmente apresentada nos livros didáticos? Quais as possíveis implicações da vivência da sequência didática para a formação docentes desses licenciados? O modelo proposto na teoria de van Hiele classifica em cinco os níveis de pensamento geométrico dos estudantes, atribuindo propriedades a esses níveis e, a fim de orientar o trabalho pedagógico do professor, organiza fases de aprendizagem dentro de cada nível. Por isso, consideramos que tal modelo, estando presente na formação docente em Matemática, poderia contribuir na retomada do ensino de geometria na Educação Básica. Nossa investigação, que empregou abordagem qualitativa, caracteriza-se como uma pesquisa-ação, devido o contato direto da pesquisadora com os participantes, estando eles cientes das etapas da pesquisa. Os instrumentos utilizados na coleta de dados foram: questionário, diário de campo, entrevistas e o desenvolvimento de uma sequência didática. A partir da análise da vivência, os conhecimentos geométricos dos licenciandos foram classificados, em sua maioria, no terceiro nível da teoria de van Hiele. Apesar dos estudantes participantes estarem matriculados na segunda metade da Licenciatura, tendo cursado muitas das disciplinas que solicitam o domínio de várias propriedades, axiomas e postulados da geometria, o que demanda conhecimentos correspondentes ao quarto nível, eles demonstraram conhecer poucas representações geométricas do Teorema de Pitágoras, assim como revelaram conflitos entre aspectos geométricos e algébricos ao descreverem o enunciado desse teorema. Observamos também o desconhecimento dos licenciandos quanto ao modelo teórico de van Hiele. A intervenção contribuiu para o processo de construção dos saberes docentes desses licenciandos em três principais aspectos, os saberes disciplinares, curriculares e profissionais. Isso evidencia as contribuições de abordagens didáticas que articulem teoria e prática na formação inicial de professores que ensinam matemática.

Presidente - 1296993 - DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA
Interno - 2223284 - DENIZE DA SILVA SOUZA
Externo ao Programa - 1646555 - TERESA CRISTINA ETCHEVERRIA

Notícia cadastrada em: 12/01/2021 07:46