Banca de QUALIFICAÇÃO: LARISSA EVELYN SANTOS SILVA ALVES

DISCENTE: LARISSA EVELYN SANTOS SILVA ALVES
DATA: 29/01/2021
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/denize-da-si
TÍTULO: SENTIDOS E SIGNIFICADOS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA AO USAREM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA ABORDAR GEOMETRIA NO ENSINO MÉDIO
PALAVRAS-CHAVES: Sentidos e significados. Resolução de Problemas. Conceitos Geométricos. Professores de Matemática. Ensino Médio.
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação

Este estudo apresenta uma abordagem qualitativa, cujo objetivo principal foi analisar sentidos e significados sobre a prática educativa de professores de matemática, ao disporem da Resolução de Problemas para o ensino de conceitos geométricos no ensino médio. Foram professores voluntários a participarem da pesquisa que atuam na rede estadual de ensino, com turmas de ensino médio de dois Centros de Excelência – C. E. Dom Luciano José Cabral Duarte (C.E.D.L.) e C. E. Professora Maria Ivanda de Carvalho Nascimento (C.E.P.M.I.). Para tanto, houve foco em duas questões centrais: Como professores de matemática do ensino básico trabalham conteúdos geométricos? Qual a importância que atribuem a esses conteúdos, com uso da Resolução de Problemas? Ao buscar responder essas questões, tomou-se como base para análise dos dados, a teoria da Relação com o Saber sob os pressupostos de Charlot e entendimento da Resolução de Problemas, a partir de Onuchic e outros autores. O projeto de pesquisa foi submetido pelo Comitê de Ética, sendo aprovado pelo Processo N° 4.330.358/UFS, delineando-se como objetivos específicos: identificar se houve lacunas no processo de formação geométrica desses professores participantes e se esse fenômeno interfere na compreensão e na forma como eles planejam suas aulas de geometria e compreender como esses professores se apropriaram do conteúdo geométrico a ensinar, para justificar a escolha das atividades abordadas por eles ao ensiná-los. Quanto aos procedimentos metodológicos, é o estudo tem caráter exploratório, sendo pesquisa de bibliográfica e de campo. Bibliográfica, pelo levantamento de pesquisas que se aproximam do tema; leitura de documentos oficiais; análise de livros didáticos de matemática adotados pela escola/professores. Pesquisa de campo, a partir da escolha dos participantes; aplicação de questionário; entrevista semiestruturada. Ao se ter em conta que a coleta de dados foi realizada no período do afastamento social, devido à pandemia do COVID-19, até a produção deste texto, só foi possível aplicar questionário aos quatro professores do C.E.D.L. O questionário contém perguntas fechadas e abertas, sendo as fechadas voltadas a obter dados pessoais e, as abertas, para melhor entender sentido e significados atribuídos pelos participantes da pesquisa, quanto ao uso da Resolução de problemas para abordar conteúdos geométricos em suas aulas nas turmas de ensino médio. Ainda, tem-se o propósito de realizar uma entrevista semiestruturada para complementar as informações obtidas pelo questionário. Assim, como resultados preliminares, pode-se inferir que tais participantes são oriundos de escola pública. Em geral, apresentam uma relação positiva quanto aos conceitos geométricos ao destacarem recordações desses conceitos estudados na educação básica. No entanto, suas respostas não apontam uso da Resolução de Problemas como metodologia para ensiná-los, bem como, não evidenciam uma relação com as dimensões epistêmica e social acerca do que aprenderam com o que atualmente ensinam sobre geometria no ensino médio.

Presidente - 2223284 - DENIZE DA SILVA SOUZA
Interno - 3134383 - CARLOS ALBERTO DE VASCONCELOS