Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SIGOUVENY CRUZ CARDOSO
DATA: 11/09/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Modo remoto
TÍTULO: Capacidades de Pensamento Crítico a partir de uma Abordagem Contextual para o ensino de Eletroquímica
PALAVRAS-CHAVES: História da Ciência. Pensamento Crítico. Abordagem Contextual. Design Research. Sequência de Ensino-Aprendizagem
PÁGINAS: 122
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:
A preocupação com o ensino e a aprendizagem em ciências está relacionado à uma formação cidadã, que considere o cotidiano em integração com a aquisição de conhecimentos científicos. Nesta pesquisa objetiva-se investigar como capacidades de Pensamento Crítico podem ser mobilizadas mediante a abordagem contextual de episódios históricos para o ensino de eletroquímica. Por se configurar em uma investigação nos processos individuais e coletivos buscando desvelar os significados, esse trabalho adota os pilares da pesquisa qualitativa, desenvolvendo sua estrutura por meio do Design Research, uma vez que este possibilita a projeção dessa pesquisa em etapas cíclicas buscando responder a questão de pesquisa de como é possível em uma a abordagem contextual sobre o conceito de eletroquímica mobilizar capacidades de Pensamento Crítico em estudantes da Educação Básica. Desse modo, essa pesquisa apresenta um instrumento das correlações explícitas entre História da Ciência e Pensamento Crítico considerando o viés do conhecimento para a tomada de decisão, a partir do qual foi possível elaborar o primeiro protótipo da SEA, sendo validado nas dimensões de HC e PC por especialistas do ensino de ciências. A Análise de Conteúdo se constitui na técnica utilizada para a interpretação dos dados dessas validações, por permitir realizar inferências sobre a viabilidade e as reformulações do primeiro protótipo. Nesse sentido, a pesquisa busca desenvolver uma intervenção educacional em contraposição à perspectiva linear e descontextualizada que considera a ciência dissociada do contexto em que se desenvolve.