Banca de DEFESA: GÉSSICA BRUNA BAHIA DE SOUZA

DISCENTE: GÉSSICA BRUNA BAHIA DE SOUZA
DATA: 27/02/2020
LOCAL: Laboratório de Ensino de Matemática(DMA)
TÍTULO: JOGOS: DO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA AO USO POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ARACAJU/SE
PALAVRAS-CHAVES: Livro didático. Jogos Matemáticos. Conteúdos matemáticos.

O presente estudo teve por objetivo caracterizar se e como o aluno associa o uso dos jogos propostos no livro didático a conteúdos matemáticos do ensino fundamental. Para tal estudo, foi consultado o PNLD/2017, a fim de identificar os livros didáticos aprovados, em seguida, foi feita uma pesquisa no site do SIMAD – Sistema de Controle de Material Didático, com o intuito de obter as coleções mais adotadas em Aracaju/SE, a saber: Matemática Bianchini de Bianchini (2015) e Vontade de Saber Matemática de Souza e Pataro (2015), para daí selecionar as unidades escolares dentro das quatro zonas geográficas, bem como os sujeitos parceiros da pesquisa, estudantes do 6° ao 9° ano do ensino fundamental das Escolas da Rede Estadual de Aracaju - SE. Para a pesquisa o livro didático foi a fonte e os jogos um recurso para caracterização do se e como o estudante realiza a associação entre o conteúdo matemático e o jogo aplicado. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa baseada em pressupostos de Fiorentini e Lorenzato (2009), com aplicação de questionário. Como principais referenciais foram tomados autores, como: Freitas (2009) para o entendimento de livro didático e Grando (1995, 2000) para definição e reflexões acerca de jogos matemáticos. O tratamento das informações se deu a partir da construção de quadros, tabelas e gráficos, bem como por meio de análises de comentários dos trezentos e sessenta e quatro questionários respondidos pelos discentes. A partir dos dados analisados e quantificados, foi identificado que os sujeitos parceiros de pesquisa realizaram a associação entre o jogo e conteúdo matemático. Em busca do como os discentes realizam a associação e através dos registros deles foram criadas categorias baseadas em núcleos de respostas, a fim de obter subsídios suficientes para alcançar o objetivo proposto.

Presidente - 1546518 - IVANETE BATISTA DOS SANTOS
Interno - 2223284 - DENIZE DA SILVA SOUZA
Externo ao Programa - 2939802 - DEOCLECIA DE ANDRADE TRINDRADE

Notícia cadastrada em: 11/02/2020 16:27