Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SILMARA MARIA DE LIMA
DATA: 20/11/2019
HORA: 14:30
LOCAL: Sala de Reuniões PPGECIMA
TÍTULO: INTERFACE CIÊNCIA E RELIGIOSIDADE ENTRE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
PALAVRAS-CHAVES: Percepção pública da ciência. Religiosidade intrínseca. Ensino de ciências. Atitudes frente à ciência.
PÁGINAS: 90
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
RESUMO:
Neste trabalho busquei identificar a associação entre religiosidade intrínseca e atitudes em relação à ciência de estudantes universitários. Além disso, também busquei verificar se havia diferenças no tipo de curso de graduação ou o ano em que o graduando estava matriculado em relação às variáveis religiosidade intrínseca; crenças e afetos em relação á ciência; e iniciativa pessoal em relação à ciência. Participaram da pesquisa 400 graduandos dos cursos de Ciências Biológicas; Física, Geografia; Matemática; Química/ e Pedagogia do Campus Universitário Professor Alberto Carvalho/UFS; A amostragem foi do tipo não-probaabilística de conveniência. Cada graduando respondeu a um questionário padronizado logo após ler e concordar com o termo de consentimento livre e esclarecido. Oss dados do questionário foram tabulados, tratados e analisados estatisticamente. Como resultado da pesquisa, Verificamos que o escore para religiosidade intrínseca é muito alto e não varia ao longo do curso, Assim, nos cursos em que houve associação entre religiosidade intrínseca e atitudes em relação á ciência, esta era negativa e fraca. Da mesma maneira observei a existência de diferenças significatrivas nos cursos de graduação em Ciências Biológicas e Geografia, com maior escore de atitudes favoráveis em relação à ciência, em relação aos cursos de cursos de Química e Pedagogia, com escore menores.