Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TAYSE DANTAS DOS SANTOS
DATA: 18/02/2020
HORA: 10:00
LOCAL: sala de Estidos do NPGECIMA
TÍTULO: A relação dos estudantes do 4º ano com o aprender através das características do ensino por investigação na disciplina de ciências.
PALAVRAS-CHAVES: Ensino por investigação. Ciências. Relação com o saber. Ciências.
PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Avaliação da Aprendizagem
RESUMO:
O presente estudo é de cunho qualitativo, caracterizado como pesquisa-ação e apresenta resultados parciais de um trabalho realizado com crianças do 4º ano do ensino fundamental em uma escola pública municipal de Aracaju SE e tem como objetivo analisar a relação dos estudantes do 4º ano com o aprender através das características que constitui o Ensino por Investigação. Essa abordagem de ensino promove o questionamento, levantamento de hipóteses, resolução de problemas, análise de dados e comunicação dos resultados alcançados. Nesse sentido, foram elaborados os seguintes objetivos específicos: 1) observar como as crianças participam das aulas através da aplicação da Sequência de Ensino Investigativa - SEI; 2) identificar quais relações estabelecidas com o aprender no Ensino por Investigação; 3) explicar o desenvolvimento da aprendizagem através dos registros de resultados produzidos pelas crianças. Dentro dessa perspectiva, a questão de pesquisa que norteia este trabalho é: Qual relação dos estudantes do 4º ano com o aprender através das características de uma SEI em um estudo sobre os fungos? Nesse sentido, destacamos os estudos de Charlot (2000) sobre a relação com o saber em suas três dimensões: epistêmica, de identidade e social. No entanto, considero essas três dimensões amplas para serem aprofundadas de acordo com as discussões pretendidas nesta pesquisa. Por este motivo, elenquei as formas da relação epistêmica com o saber: objetivação-denominação, imbricação do eu e distanciação-regulação. Ressalto que a relação de identidade e social não serão desconsideradas, pois fazem parte do processo de aprendizagem. A coleta de dados aconteceu através da realização de entrevistas, gravação em vídeo de episódios e registros dos resultados produzidos pelas crianças. As análises desses conteúdos aconteceram de acordo com o olhar epistêmico da Relação com Saber de Bernard Charlot (2000; 2005; 2009 2013) em que será utilizada a triangulação de dados