Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDREIA FREIRE DOS SANTOS

DISCENTE: ANDREIA FREIRE DOS SANTOS
DATA: 03/09/2019
LOCAL: Sala de videoconfeência - DFI
TÍTULO: A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E OS PROCESSOS METACOGNITIVOS: UMA APROXIMAÇÃO ENTRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Resolução de Problemas, Processos Metacognitivos, Matemática
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Avaliação da Aprendizagem

Visando uma educação voltada para a formação de indivíduos criativos, independentes e atuantes no seu cotidiano, propomos nesta pesquisa promover entre estudantes das séries finais do Ensino Fundamental a autoanálise dos próprios processos de aprendizagem (metacognição), conduzindo-os a serem protagonista de seus aprendizados, com consciência e controle sobre suas ações cognitivas. A partir disso, pretende-se neste estudo analisar o envolvimento desses estudantes em atividades de resolução de problemas com operações aritméticas básicas utilizando processos metacognitivos. A partir dos resultados, buscaremos responder, de forma parcial, à seguinte questão central: Como a resolução de problemas associada aos processos metacognitivos favorece o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos da Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental? Para tanto, apoiamo-nos teoricamente em Polya (1995), Onuchic e Allevato (2011) e Dante (2000), dentre outros, para compreendermos a resolução de problemas como metodologia proposta nos documentos curriculares oficiais, BNCC (2017), PCN (1998) e Currículo de Sergipe (2018), analisados sobre a disciplina de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. Flavell (1976), Portilho (2011) e Rosa (2011) propiciaram suporte teórico aos conceitos e elementos presentes na metacognição e a aproximação dessa com os processos de ensino-aprendizagem. Em Van de Walle (2009), Leal Jr. e Onuchic (2015) encontramos a metacognição aplicada à resolução de problemas como ação consciente do estudante acerca dos processos de resolução e resultados obtidos. A metodologia utilizada neste estudo é de natureza qualitativa em uma modalidade de pesquisa-ação. Foram aplicadas atividades de resolução de problemas em turmas do 6° ao 9° ano de uma Escola Municipal na cidade de Areia Branca/SE. Foi solicitado aos estudantes a resolução de três problemas envolvendo operações aritméticas, planejados seguindo os níveis de conhecimentos esperados propostos por Robert (1997): nível técnico, mobilizável e disponível. Após cada atividade, os estudantes responderam um Questionário Metacognitivo, adaptado de Portilho (2011), com base no modelo de Mayor (1995). Com o questionário, buscou-se conhecer as estratégias metacognitivas empregadas pelos estudantes ao realizarem atividades de resolução de problemas e proporcionar a estes uma autoanálise dos seus processos e estratégias de realização das atividades, buscando orientá-los no controle e autoavaliação durante a resolução de problemas aritméticos. Como o estudo está em andamento, as discussões aqui apresentadas são ainda parciais.

Presidente - 1296993 - DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA
Interno - 2223284 - DENIZE DA SILVA SOUZA