Banca de QUALIFICAÇÃO: CLAUDIENE DOS SANTOS

DISCENTE: CLAUDIENE DOS SANTOS
DATA: 30/08/2019
LOCAL: Laboratório de ensino de Matemática
TÍTULO: JOGOS PROPOSTOS POR AUTORES DE LIVROS DIDÁTICOS: UMA CARACTERIZAÇÃO DO (S) USO (S) POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (ARACAJU/SE)
PALAVRAS-CHAVES: Jogo matemático. Livro didático de Matemática. Professor de Matemática.

Neste texto é apresentado o resultado de uma pesquisa que teve por objetivo caracterizar se/como os professores dos anos finais do ensino fundamental utilizam os jogos matemáticos que são propostos por autores dos livros didáticos do PNLD/2017 adotados para instituições estaduais da rede pública de ensino em Aracaju/SE. Inicialmente, as três coleções do PNLD/2017 mais utilizadas em Aracaju/SE foram examinadas, a saber: Matemática Compreensão e Prática, Vontade de Saber Matemática e Matemática Bianchini. A partir dessa escolha, foram selecionadas, para cada coleção, uma instituição de ensino em cada zona geográfica do município para aplicação de questionários aos docentes de Matemática com a intencionalidade de atingir o objetivo proposto. O instrumento de coleta de dados foi composto por vinte e quatro perguntas, que vão desde a formação pessoal de cada participante da pesquisa até se/como se dava a aplicabilidade desse recurso em sala de aula. Para um entendimento de jogo matemático foi utilizado Grando (2000). Por meio do exame dos questionários, foi possível caracterizar que setenta e cinco por cento dos docentes tem conhecimento da presença dos jogos matemáticos no livro didático. Tal uso é feito para se trabalhar, principalmente, os conteúdos de frações, porcentagens, ângulos, potenciação, equações, funções e números naturais. Pode-se constatar também que os jogos são confeccionados pelos docentes ou por seus alunos e que, em alguns casos, são adaptados pelos docentes ao nível da turma. Parte dos respondentes alegou também utilizar outros recursos didáticos, até mesmo jogos indicados por autores de outras coleções.

Presidente - 1546518 - IVANETE BATISTA DOS SANTOS
Interno - 1296993 - DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA