Banca de QUALIFICAÇÃO: DOMINGOS SILVEIRA DOS SANTOS

DISCENTE: DOMINGOS SILVEIRA DOS SANTOS
DATA: 16/08/2019
LOCAL: Sala de Reuniões PPGECIMA
TÍTULO: A Pedagogia de Projetos como Potencializadora da Aprendizagem em Ciências da Natureza.
PALAVRAS-CHAVES: Pedagogia de Projetos; Aprendizagem em Ciências da Natureza.
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Teorias da Instrução

O presente estudo surge a partir de problemáticas observadas em algumas escolas públicas brasileiras, como por exemplo o baixo nível de alfabetização científica, o alto índice de evasão e a baixa autoestima dos discentes no processo de aprendizagem no ensino médio. Para superar esse quadro, propomos identificar indícios da contribuição da pedagogia de projetos, com a devida participação do discente, no processo de aprendizagem em ciências da natureza. Neste trabalho, a expressão pedagogia de projetos foi fundamentada a partir do conceito utilizado por Martins (2002), que propõe interligar o ambiente da sala de aula com o contexto em que o estudante vive, tornando o processo de aprendizagem global, de forma que proporcione a integração dos diversos saberes. Além deste autor, também nos valemos de alguns conceitos descritos por Hernández (1998) e Nogueira (2001), entre outros autores. Salientamos também que o referido trabalho apresenta capítulos que abordam o currículo de ciências da natureza na perspectiva da pedagogia de projetos, o percurso docente do pesquisador, a relação entre a pedagogia de projetos e o saber cotidiano, a relação do conhecimento cotidiano com o conhecimento científico e a influência da afetividade na aprendizagem. O trabalho tem como sujeitos da pesquisa um grupo de alunos do Colégio Antônio Carlos Magalhães localizados no município de Itapicuru/Ba, que participaram de projetos realizados na escola no período de 2013 a 2017. A pesquisa possui caráter qualitativo, de acordo com Mynaio (2001) e Triviños (1987), e se caracterizou como um estudo de caso, conforme Gil (2010) e Yin (2010), por consideramos o método coerente com o tipo de estudo em pauta. Os dados ainda serão coletados, por intermédio de uma entrevista semiestruturada em consonância com Triviños (1987).

Presidente - 1708198 - JOAO PAULO ATTIE
Interno - 1629742 - EDSON JOSE WARTHA