Banca de QUALIFICAÇÃO: VALERIA SANTOS SANTANA OLIVEIRA

DISCENTE: VALERIA SANTOS SANTANA OLIVEIRA
DATA: 20/08/2019
LOCAL: DIDATEC (SALA 6 DBI)
TÍTULO: Ecofeminismo e o ensino de Biologia: sexismo e especismo nas falas de algumas estudantes veganas
PALAVRAS-CHAVES: Movimento Ecofeminista, Ensino de Biologia, Afetividade, Mulheres
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Teorias da Instrução

Partindo de considerações que mostram a Ciência historicamente mais compatível com habilidades constituintes do gênero masculino, aqui ressaltamos a importância de serem debatidas temáticas que aproximem o ensino dessa disciplina ao feminino. Primeiramente, refletimos sobre aproximações entre o ensino de Biologia e alguns movimentos que fazem denúncias aos sistemas de opressão patriarcal, como é o caso do ecofeminista. Em segundo lugar, buscamos compreender se indicadores de uma consciência compatível com a construção ecofeminista podem ser colhidos das falas de mulheres veganas sobre como elas tem construído suas relações de afeto com os animais a ponto de deixarem de comê-los. Por fim, buscamos entender se desses relatos podemos construir reflexões sobre um ensino de Biologia mais compatível com a afetividade e o feminino. Dessa forma, essa pesquisa objetiva analisar indicadores de elementos ecofeministas nas falas de algumas mulheres veganas sobre como elas têm construído uma relação de afeto com a natureza e animais não humanos, com atenção especial aos temas do sexismo e do especismo e como essa relação poderá contribuir para o ensino de Biologia. Serão aplicadas entrevistas semiestruturadas com estudantes veganas da Universidade Federal de Sergipe, cujo quantitativo será orientado por critérios de saturação do discurso. Os relatos serão gravados, transcritos e interpretados a partir da Análise do Conteúdo proposta por Bardin.

Presidente - 1674029 - ALICE ALEXANDRE PAGAN
Interno - 1694328 - WELLINGTON BARROS DA SILVA