Banca de DEFESA: FABIANE BRANDÃO NOGUEIRA

DISCENTE: FABIANE BRANDÃO NOGUEIRA
DATA: 12/02/2019
LOCAL: Departamento de Física - Sala de Reuniões
TÍTULO: PERFIL METODOLÓGICO DO DESENVOLVIMENTO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA DESCRITAS EM PRODUÇÕES ACADÊMICAS DA REGIÃO NORDESTE
PALAVRAS-CHAVES: Sequência Didática; Sequência de Ensino e Aprendizagem; Ensino de Química; Pesquisa Bibliográfica; Química.
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

Na educação básica, considerando as dificuldades enfrentadas pelos professores e estudantes da disciplina de Química, faz-se cada vez mais necessário que os professores apliquem na sala de aula atividades de ensino inovadoras, que levem os estudantes a evoluírem nos conceitos relativos aos conteúdos curriculares e em suas habilidades e atitudes. Para isso, é importante que os professores planejem as atividades a fim de instruir os estudantes da maneira adequada, para que esses possam alcançar os objetivos propostos no planejamento das disciplinas (Carvalho e Perez, 2001). Nessa perspectiva, o interesse pelo desenvolvimento e difusão de Sequências Didáticas (SD) no Ensino de Química têm crescido significativamente em todo o Brasil. Com o objetivo de pesquisar sobre o avanço desta tendência didática no Nordeste do Brasil e traçar um perfil metodológico dessas Sequências Didáticas, neste estudo foram analisadas 18 dissertações de mestrado e duas teses de doutorado que possuem esta temática como foco. Esses trabalhos foram defendidos em Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática no período entre 2000 e 2017. Com esta pesquisa, busca-se também contribuir para a elaboração de outras SD na área de Química, otimizar o tempo de elaboração delas e divulgar os temas já abordados naquelas publicadas. O levantamento desses documentos foi realizado via Banco de Dados de Teses e Dissertações (BDTD) e repositórios de documentos eletrônicos das universidades do Nordeste. Os descritores utilizados foram: Sequência Didática; Química; e Sequência de Ensino Aprendizagem. A metodologia da pesquisa está ancorada na pesquisa bibliográfica, de natureza exploratória. As Sequências Didáticas foram agrupadas a partir das respectivas fundamentações teóricas/metodológicas apresentadas nos documentos analisados. Considerando-se os dados obtidos, pôde-se constatar que há uma quantidade significativa de experimentos introduzidos como parte das atividades das SD; outro destaque da pesquisa é dado ao fato de que em poucas foi apresentada fundamentação teórica pautada nos autores mais consagrados na área de elaboração e validação de SD. Sendo assim, muitas não são validadas ou pelo menos não o são da maneira que os autores da área orientam e que neste trabalho foi considerado como método mais completo. Esta forma de elaboração e validação pode fragilizar tanto o processo de ensino e aprendizagem proposto nas intervenções, como na potencialidade de uma Sequência Didática.

Presidente - 1296993 - DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA
Interno - 1039338 - ADJANE DA COSTA TOURINHO E SILVA