Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIANO PONTES DA SILVA

DISCENTE: LUCIANO PONTES DA SILVA
DATA: 21/08/2018
LOCAL: Sala do PPGECIMA
TÍTULO: Um estudo da Atenção Seletiva na aprendizagem das Funções Trigonométricas: etiologias e tipologias do erro na perspectiva da Neurociência Cognitiva.
PALAVRAS-CHAVES: Atenção Seletiva. Aprendizagem. Funções Trigonométricas. Erro. Neurociência Cognitiva.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

O objetivo geral dessa pesquisa é investigar a etiologia dos erros em tipo de Tarefas de Funções trigonométricas, seguindo a hierarquia dos Níveis de Funcionamento do Conhecimento de Robert (1997; 1998), traçando correlações com os Níveis de Atenção Seletiva (NAS) requeridos em cada um dos NFC, categorizando assim esses erros. O trabalho, do tipo exploratório e experimental, foi conduzido pelos pressupostos teóricos da Engenharia Didática Clássica de Michèle Artigue (1999), resultando numa Sequência Didática (SD) fundamentada em construtos teóricos da Neurociência e Psicologia Cognitiva. Nesse quesito, foram evocadas lentes como Gazzaniga et al. (2006), Lent (2002), Sternberg (2010), Lima (2005), estudando algumas das características da atenção, suas classificações e as áreas cerebrais envolvidas, transmutando os processos bottom up e top down para a criação da Matriz de Lapsos (ML) que foi confeccionada a partir da tipologia de erros. Discorre-se ainda sobre a Teoria Antropológica do Didático (TAD), preconizada por Chevallard (1992, 1994, 2002, 2002a, 2007, 2007a), para entender o funcionamento sobre as relações entre sujeito e objeto dentro de uma instituição, onde se situa a organização praxeológica e as noções de objeto ostensivo e não ostensivo, que são fundamentais para entender como os alunos utilizam técnicas para resolver as Tarefas, discutidos também por outras perspectivas, encontradas em Almouloud (2007), Fonseca (2015) e Santos e Menezes (2015). Participaram da pesquisa uma turma do segundo ano da Escola Estadual Professor José Quintella Cavalcanti, situada no município de Arapiraca, Alagoas. A SD foi divida em três momentos, aplicando os protocolos diagnósticos (), analisando as respostas dos alunos e estudando possíveis persistências dos lapsos, já devidamente categorizados e em cada momento haverá um debate sobre estes, utilizando as Tarefas de Funções Trigonométricas dentro da hierarquia proposta nos Níveis de Funcionamento do Conhecimento de Robert (1997:1998). Os instrumentos de coleta de dados consistem em diário de campo e testes.

Presidente - 574.597.205-00 - LAERTE SILVA DA FONSECA
Interno - 1641977 - MARCIO ANDREI GUIMARAES