Banca de QUALIFICAÇÃO: ÉRICA LIMA SANTOS QUEIROZ

DISCENTE: ÉRICA LIMA SANTOS QUEIROZ
DATA: 17/08/2018
LOCAL: Sala de Reunião do CCET (A confirmar)
TÍTULO: Avaliação de Letramento Científico Crítico através da Questão Sociocientífica Déficit de Polinização estabelecidas por licenciandos de Biologia
PALAVRAS-CHAVES: Questões Sociocientíficas; Polinização; Letramento Científico Crítico.

No contexto da formação de professores, geralmente, há uma série de desafios a serem superados no que diz respeito à educação Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Todavia, a educação baseada em Questões Sociocientíficas (QSC) busca alinhar-se à educação CTSA com vistas a minimizar algumas dessas dificuldades, bem como minimizar as práticas de ensino transmissiva, que pouco contribuem para a formação de cidadãos críticos. No que tange aos objetivos da educação científica, de maneira geral, podemos organizar em três grandes grupos: aprender ciências (letramento científico epistêmico); aprender como fazer ciências/desenvolvimento moral (letramento científico funcional); aprender sobre ciências/ação sociopolítica e ativismo (letramento científico crítico - LCC). Este trabalho, filia-se ao terceiro objetivo da educação científica. No entanto, entendemos que para isso, é essencial reconhecer relações CTSA de QSC. O trabalho objetivou analisar o letramento científico crítico de licenciandos em Ciências Biológicas sobre o conceito de polinização a partir da educação CTSA, com base em QSC, além disso esta investigação busca planejar, implementar e analisar, com base nesses referenciais, um curso de extensão promovido para os alunos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Sergipe do campus Prof. Alberto Carvalho. Para atingir tais propósitos, desenvolvemos uma pesquisa intervenção, baseada nas abordagens qualitativas de investigação educacional. Os dados foram coletados por meio de gravações em audiovisual, questionários e diário de campo do pesquisador. Para a análise dos dados recorremos a análise do conteúdo e instrumento desenvolvido por Conrado para análise do LCC. Realizamos uma entrevista coletiva com registros de áudio das discussões. Esses áudios foram transcritos e analisados a luz da análise de conteúdo, que permitiu organizamos com relação à complexidade, conforme a mobilização dos elementos das relações CTSA 3 categorias. Além disso, analisou-se como essa mobilização dos elementos das relações CTSA contribuem para o alcance de níveis de Letramento Científico Crítico, especificamente para o conceito de polinização. Os dados apresentados para esse momento da pesquisa, referem-se a análise das relações CTSA no discurso dos licenciandos sobre uma QSC a respeito do déficit de polinização por declínio de abelhas. Os resultados indicam a necessidade de se discutir com maior frequência sobre as relações CTSA na formação inicial docente de modo a favorecer práticas envolvendo educação CTSA e QSC no contexto escolar.

Presidente - 1655045 - ERIVANILDO LOPES DA SILVA
Interno - 1641977 - MARCIO ANDREI GUIMARAES