A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de DEFESA: JUCILENE SANTANA SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JUCILENE SANTANA SANTOS
DATA: 22/03/2018
HORA: 16:00
LOCAL: Auditório da Pós-Graduação em EDucação
TÍTULO: SEQUÊNCIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM TORNO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS A LUZ DAS INTERAÇÕES DISCURSIVAS E DO ENGAJAMENTO DOS ALUNOS
PALAVRAS-CHAVES: Sequência de ensino-aprendizagem de Quimica; História em quadrinhos; Interações discursivas; Engajamento disciplinar produtivo
PÁGINAS: 150
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:

A presente pesquisa buscou analisar as interações discursivas e o nível de engajamento dos alunos verificados ao longo de uma sequência de ensino-aprendizagem (SEA) de Química, a qual foi planejada em torno de uma HQ interativa. A SEA foi aplicada a um grupo de alunos da primeira série do Ensino Médio do Colégio Aplicação (CODAP) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Os dados escritos, bem como as aulas registradas em vídeo, foram submetidos à análise por meio de categorias da ferramenta analítica proposta por Mortimer e Scott (2003) e de categorias propostas por Antônia Candela (1999). Focalizamos, na análise, a abordagem comunicativa e intensões do professor, os padrões estruturais das interações desenvolvidas entre professor e alunos e o engajamento dos alunos nas atividades, o que se expressou por meio dos percentuais de tempo em que discutiam os temas propostos nas aulas, em relação aos tempos de dispersão, e por meio da frequência e dos tipos de perguntas que propunham ao professor e aos colegas. De acordo com uma perspectiva sociocultural de educação tais elementos são fundamentais no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa justifica-se considerando-se a importância de investimentos na compreensão do potencial de recursos didáticos no ensino de ciências que favoreçam as interações que se desenvolvem no plano social da sala de aula. Os resultados apontam que a SEA em torno da uma HQ interativa favoreceu as interações discursivas e o engajamento dos alunos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1039338 - ADJANE DA COSTA TOURINHO E SILVA
Interno - 1212624 - EDINÉIA TAVARES LOPES
Externo à Instituição - MARIA CLARA PINTO CRUZ

Notícia cadastrada em: 20/03/2018 09:28
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua3.bigua3 v3.5.16 -r19110-7eaa891a10