Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA JOSÉ DE RESENDE
DATA: 26/03/2018
HORA: 10:00
LOCAL: Laboratório de ensino - DMA
TÍTULO: SABERES GEOMÉTRICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRIMÁRIOS DO IERB: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O PERÍODO 1930 A 1970
PALAVRAS-CHAVES: Saberes geométricos. Formação de professores primários. Escola Normal. IERB.
PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:
Esta pesquisa teve por objetivo investigar quais e como eram prescritos os saberes geométricos para o Curso Normal em Sergipe no período de 1890 a 1930. O marco cronológico desta pesquisa definiu-se a partir das fontes localizadas para o estudo. Tal pesquisa caracteriza-se em histórica e faz parte de um projeto maior intitulado A Constituição dos Saberes Elementares Matemáticos: A Aritmética, a Geometria e o Desenho no curso primário em perspectiva histórico-comparativa, 1890-1970, vinculado ao Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil – GHEMAT. O referido projeto tem como objetivo produzir história da educação matemática. Para a produção deste trabalho as fontes utilizadas foram documentos legais como Decretos, Leis, Regulamentos e Programas de Ensino, essas fontes se encontram disponíveis no repositório virtual do GHEMAT. Foram consultados como referência: Valente (2013, 2016) acerca da produção em história da educação matemática; Leme da Silva (2015); Chervel (1990) sobre as constituintes e finalidades de uma disciplina. Incialmente, foi realizado um exame da Legislação destinada à Instrução pública sergipana para o Curso Primário e Curso Normal, com o intuito de perceber e identificar quais e como os saberes geométricos eram abordados no curso de formação de professores primários e qual a relação e semelhanças destes saberes em ambos os cursos Primário e Normal em Sergipe, no período delimitado para a pesquisa. Em sequência buscou-se apresentar as possíveis mudanças e continuidades no período de 1890 a 1930 acerca do ensino dos saberes geométricos no Curso Normal em Sergipe. Nesses exames, apresenta-se uma constatação de que os saberes geométricos eram prescritos para o Curso Normal nas disciplinas/matérias Desenho e Geometria, havendo conceitos similares aos prescritos no Curso Primário, mas também, outros com nível de aprofundamento, assemelhando-se aos saberes geométricos prescritos em nível propedêutico. Neste curso, é possível notar em algumas fontes que os saberes geométricos também se faziam presentes na disciplina de Aritmética.