Banca de DEFESA: ORTENCIA DA PAZ SANTIAGO

DISCENTE: ORTENCIA DA PAZ SANTIAGO
DATA: 21/03/2018
LOCAL: Miniauditório do CCET
TÍTULO: Perspectivas da abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade e suas relações com as capacidades de Pensamento Crítico
PALAVRAS-CHAVES: Aproximações; Abordagem CTS; Pensamento Crítico
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Esta pesquisa teve como objetivo investigar possíveis aproximações entre os objetivos defendidos pelas abordagens Ciência-Tecnologia-Sociedade no contexto brasileiro e Teoria do Pensamento Crítico. Essas aproximações foram assumidas como pressuposto, uma vez que as duas perspectivas teóricas expõem que os estudantes devem ter como elemento formativo uma visão crítica frente a questões do cotidiano. Como parte inicial desta investigação, foi construído um instrumento com intuito de estabelecer um corpo de aproximações entre os objetivos presentes nos dois campos teóricos. Em complemento, esta pesquisa objetivou investigar quais capacidades podem ser manifestadas nos indivíduos em situações didáticas embasadas numa Abordagem CTS de referenciais brasileiros. A coleta de dados foi realizada através de instrumentos audiovisuais e registros escritos durante aplicações de Sequências de Ensino Aprendizagem (SEA) que trataram de conceitos da química, a saber: termoquímica e eletroquímica. O material coletado sofreu a análise do tipo de Conteúdo embasa em Bardin. Tratando da etapa inicial da pesquisa, as aproximações dos dois campos teóricos, os resultados mostram que estas teorias se aproximam significativamente em seus objetivos, dentro de uma margem mínima de 87%, entre algumas capacidades no campo teórico, como: analisar argumentos, ou até mesmo decidir sobre uma ação. No que se refere aos resultados da aplicação das SEA em sala de aula, destaca-se que os alunos desenvolveram capacidades do Pensamento Crítico, tais como analisar argumentos e interagir com os outros, implicando, assim, que o material Ciência-Tecnologia-Sociedade tem forte potencial para com a desenvoltura dessas capacidades, confirmando as implicações teóricas.

Presidente - 1655045 - ERIVANILDO LOPES DA SILVA
Interno - 426682 - CARMEN REGINA PARISOTTO GUIMARAES