Banca de DEFESA: FERNANDO CARVALHO SANTOS

DISCENTE: FERNANDO CARVALHO SANTOS
DATA: 08/03/2018
LOCAL: Miniauditório do CCET
TÍTULO: Atividades Investigativas e História da Ciência: tendências em potencial para promover o Pensamento Crítico
PALAVRAS-CHAVES: Abordagem Contextual, Pensamento Crítico, Atividades Investigativas
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

A literatura no âmbito do Ensino de Ciências destaca que a História da Ciência, por meio da Abordagem Contextual (AC) e as Atividades Investigativas (AI) contribuem para tornar as aulas mais desafiadoras e reflexivas, auxiliando a desenvolver o Pensamento Crítico dos alunos. Essas temáticas foram estudadas no Projeto de Pesquisa que buscou investigar como oficinas construídas e validadas por licenciandos integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, fundamentadas na Abordagem Contextual e Atividades Investigativas, podem contribuir para manifestar potencial capacidades de Pensamento Crítico em estudantes da Escola Básica. Encontra-se na literatura autores que defendem que essas tendências são potenciais para o desenvolvimento do Pensamento Crítico, o que configurou-se como como hipótese deste trabalho. Como estudo central, optou-se por tratar como objeto de investigação a aplicação de uma oficina tratando da história da eletricidade que foi aplicada em escolas da rede pública. A coleta dos dados foi realizada através de instrumentos audiovisuais e registros escritos recolhidos nas aplicações. Os dados foram analisados de acordo com a Análise de Conteúdo, utilizando do auxílio do software WEBqda, que é uma ferramenta para análise de vídeo e áudio. Os resultados foram analisados de duas formas, a primeira consiste na análise de um instrumento que busca aproximar os objetivos da AC e das AI com as Capacidades do Pensamento Crítico. Já a segunda, propõem investigar quais capacidades do Pensamento Crítico são potencialmente manifestadas em estudantes que sofreram ação da proposta didática do PIBID Os resultados com o instrumento de aproximação aponta que há um estreitamento entre os objetivos da Abordagem Contextual e das Atividades Investigativas com as Capacidades do Pensamento Crítico, essa afirmação foi levantada após levantamento na literatura e reforçada com as respostas dos sujeitos que responderam o instrumento de aproximação. Já no que tange a análise das intervenções didáticas, os dados apontam que há a manifestação de Capacidades do Pensamento na área de clarificação elementar, sendo perseptível o manifesto das Capacidades de “focar uma questão” e “analisar argumentos”. Desta forma, o trabalho vem a contribuir para Ensino de Ciências indagando os profissionais da área a pensarem metodologias com vista a promover o desenvolvimento do Pensamento Crítico.

Presidente - 1655045 - ERIVANILDO LOPES DA SILVA
Interno - 1629742 - EDSON JOSE WARTHA
Externo ao Programa - 1552042 - ALEXANDRA EPOGLOU

Notícia cadastrada em: 19/02/2018 15:17