Banca de QUALIFICAÇÃO: SILVANA COSTA SANTA ROSA

DISCENTE: SILVANA COSTA SANTA ROSA
DATA: 30/01/2018
LOCAL: A distância
TÍTULO: A formação de professores indígenas em Ciências da Natureza, na região Norte do Brasil: algumas reflexões
PALAVRAS-CHAVES: Formação de professores indígenas; Licenciaturas Interculturais; Ensino de Ciências da Natureza; Formação de professores em Ciências da Natureza.
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação

Na região Norte do Brasil existem atualmente oito cursos de graduação para formação inicial de professores indígenas, em instituições públicas federais, esses cursos ofertam, entre outras, a habilitação em Ciências da Natureza. Essa pesquisa tem como objetivo estudar a proposta formativa dos Projetos Pedagógicos de Curso das Licenciaturas Interculturais para formação de professores indígenas em Ciências da Natureza, na região Norte do Brasil, buscando dialogar como o que dizem alguns representantes do movimento de Educação Escolar Indígena brasileiro. A pesquisa tem abordagem qualitativa e foram utilizadas como instrumentos de coleta de dados, a análise documental e as entrevistas. Para a análise documental foram analisados os Projetos Pedagógicos de Curso das Licenciaturas Interculturais. As entrevistas foram realizadas com representantes do movimento de Educação Escolar Indígena brasileiro, como intelectuais indígenas e não indígenas; professores indígenas com formação intercultural na área de Ciências da Natureza e professores indígenas gestores da Educação Escolar Indígena na região Norte e no Ministério da Educação. Os resultados do levantamento das publicações nacionais apontam que até o momento são tímidas as publicações nacionais acerca da formação de professores indígenas para o ensino de Ciências da Natureza. A formação específica em Ciências da Natureza ainda é um campo novo, que se encontra em pouca evidência, com carência de estudos a nível nacional. Com o estudo e análise dos Projetos Pedagógicos de Curso observamos que esses contemplam muitos aspectos das Diretrizes, dos Referenciais Nacionais para a Formação de Professores Indígenas e das proposições dos representantes do movimento de Educação Escolar Indígena brasileiro, portanto, são projetos que vão ao encontro das perspectivas dos documentos oficiais assim como dos anseios dos povos indígenas e suas comunidades para a formação de professores indígenas. O estudo favorece uma visão ampliada da formação de professores indígenas em Ciências da Natureza da região norte do Brasil, além de registrar a partir dos próprios indígenas como deve ser feita essa formação, buscando, dessa forma, contribuir para a compreensão desse processo formativo.

Presidente - 1212624 - EDINÉIA TAVARES LOPES
Externo à Instituição - EDSON MACHADO DE BRITO
Interno - 265070 - MYRNA FRIEDERICHS LANDIM DE SOUZA

Notícia cadastrada em: 08/01/2018 10:52