Banca de DEFESA: ELIANE VASCONCELOS OLIVEIRA

DISCENTE: ELIANE VASCONCELOS OLIVEIRA
DATA: 18/12/2017
LOCAL: Sala de aula do PPGED
TÍTULO: PEDAGOGIA DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC): OUTROS TEMPOS, OUTROS ESPAÇOS, OUTROS SABERES NECESSÁRIOS À PRÁTICA DOCENTE
PALAVRAS-CHAVES: Pedagogia das Tecnologias. Prática Docente. Sociedade Informacional. TIC
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem

A sociedade atual denominada de “sociedade informacional” tem como característica marcante a comunicação em alta velocidade. Assim, com a expansão das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), a maneira do ser humano se comportar diante do mundo e do outro foi alterada. Nessa sociedade, o ambiente escolar divide espaço com computadores, internet, tablet, celulares, etc. Diante dessa realidade, os educadores estão desafiados a repensar os seus saberes e suas metodologias de ensino, assim como rever suas práticas docentes, a fim de possibilitar ao aluno a construção do conhecimento de forma lúdica, interativa e crítica. Nesta perspectiva, buscou-se por meio dessa pesquisa, compreender como os professores de Ciências Naturais e Matemática, utilizam as tecnologias, no Ensino Médio, para a construção do conhecimento. Na tentativa de subsidiar este estudo, buscamos apoio em autores como Castells, (2006); Freire, (2011). Kenski, (2001, 2003 e 2013). Libâneo, (2004 e 2015); Richardson, (2012); Tardif, (2010) e outros que abordam a temática. Optou-se pela abordagem qualitativa, tipo estudo de caso, com emprego das técnicas de observação, questionário e entrevista guiada. Para o estudo e interpretação dos dados optou-se pela análise de conteúdo de Bardin (2011, p.50), tendo em vista que esse método de análise das comunicações “visa o conhecimento de variáveis [...] por meio de mecanismos de dedução com base em indicadores reconstruídos a partir de uma amostra de mensagens particulares”. Sendo assim, foi possível perceber que: há docentes que permanecem alheios a essa realidade social permeada pelas TIC; as tecnologias adentraram o meio escolar, professores e alunos estão engajando-se no uso das TIC para fins pedagógicos; mas foi visível, também, a permanência de “velhas práticas” que não condizem com a realidade. Diante desses dados, esboçamos uma Pedagogia das Tecnologias na perspectiva de contribuir para que mudanças significativas aconteçam.

Presidente - 3134383 - CARLOS ALBERTO DE VASCONCELOS
Interno - 1296993 - DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA
Externo à Instituição - RONALDO NUNES LINHARES

Notícia cadastrada em: 04/12/2017 15:03