Banca de QUALIFICAÇÃO: TERESINHA MARIA DOS SANTOS

DISCENTE: TERESINHA MARIA DOS SANTOS
DATA: 26/09/2017
LOCAL: SALA DE AULA DO PPGECIMA
TÍTULO: INCLUSÃO DOS ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NAS AULAS DE MATEMÁTICA:DESAFIOS E PERSPECTIVAS
PALAVRAS-CHAVES: Educação Matemática. Processo de Aprendizagem. Síndrome de Down.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

Esta pequisa teve como método um estudo de caso com abordagem qualitativa, cujo o objetivo foi acompanhar o Sistema de Numeração Decimal e Resolução de Problemas por um aluno com Síndrome de Down, nas aulas de Matemática, matriculado no primeiro ano do ensino fundamental de um colégio da rede particular de ensino na cidade de Aracaju. O estudo foi dividido nas seguintes etapas: levantamnto bibliográfico, aplicação de enrevistas com professores e tutor legal da criança, além de 30 horas de observações e 60 horas de intervenções . O suporte teórico sobre a síndrome de Down foi elaborado a partir dos etudos de Siegfried Pueschel e José Salomão Schwartzan; as entrevistas, observações e intervenções basearam-se nos conceeeito de Heraldo Marelim Vianna e Marli Eliza D.A. de André. As atividades desenvolvidas nas intervenções form pautadas nas experiências de Constance Kamii, Leo Yokoyama e no modelo de desenvolvimento mental de Jean Piaget. Foram consideradas as limitações cognitivas causadas pela trissomia no cromossomo 21, as quais podem interferir no processo de aprendizgem dos conteúdos matemáticos das pessoas com essa deficiência intelectual, por isso as atividades trabalhadas nas intervenções tentaram entender o desenvolvimento cognitivo do aluno, principalmente no procedimento de contagem e na assoiação de quantidade dos objetos ao número correspondente. Nessa perspectiva, foram utiliados materiais manipuláveis, maquina de calcular, josogs e a estrutura arquitetônica (escadaria) do colégio, com vistas a mobilizar o aluno no aprendizado dos saberes elementares da Matemática.

Presidente - 2205727 - VERONICA DOS REIS MARIANO SOUZA
Interno - 1674029 - ALICE ALEXANDRE PAGAN