Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSEFA DIELLE NUNES DA SILVA

DISCENTE: JOSEFA DIELLE NUNES DA SILVA
DATA: 21/09/2017
LOCAL: Laboratório de Ensino de Matemática
TÍTULO: Uso (s) do manual posto em livros didáticos de Matemática por professores dos anos finais do ensino fundamental (Aracaju/SE)
PALAVRAS-CHAVES: Livro didático de Matemática. Manual do professor. Ensino de Matematica.

Neste texto é apresentado o resultado de uma pesquisa que teve por objetivo identificar se e como professores atuantes em escolas da rede estadual de Aracaju/SE utilizam o manual posto em livros didáticos de Matemática para os anos finais do Ensino Fundamental. Até o momento foram examinados os manuais para o professor postos nas três coleções mais adotadas em Aracaju/SE, elencadas no PNLD de 2017, são elas: Vontade de Saber Matemática, Matemática – Compreensão e prática, Matemática – Bianchini. Em seguida, para cada coleção, foram selecionadas escolas localizadas em diferentes regiões geográficas para aplicação de questionários aos professores de Matemática. Com relação ao entendimento de livro didático, foi utilizado Moreira (2013) e o Guia (2007) sobre o manual do professor. Os resultados iniciais mostram que os quinze professores participantes da pesquisa não fazem referência ao uso do manual do professor ao efetuar a escolha do livro didático, embora a maioria concorde com o que diz o PNLD, afirmando que o mesmo orienta o professor ao trabalhar os conteúdos matemáticos. Dos professores participantes, somente cinco afirmaram fazer uso das orientações postas no manual do professor ao trabalhar os conteúdos matemáticos, mas sem definir um conteúdo especifico. Já dez disseram não utilizar. Apesar de a grande maioria afirmar não utilizar, sugerem que os autores deveriam propor atividades experimentais e motivadoras, orientações mais ligadas a realidade da escola de hoje, revisões dos conteúdos, sintetizar mais as teorias, entre outros.

Presidente - 1546518 - IVANETE BATISTA DOS SANTOS
Interno - 2223284 - DENIZE DA SILVA SOUZA