Banca de QUALIFICAÇÃO: EVERTON SANTOS OLIVEIRA

DISCENTE: EVERTON SANTOS OLIVEIRA
DATA: 28/07/2017
LOCAL: A definir
TÍTULO: Fenômenos Elétricos e Estrutura da Matéria: tecendo relações entre os estudos de Michael Faraday e as concepções dos estudantes
PALAVRAS-CHAVES: Abordagem Contextual, Concepções em Eletroquímica, Michael Faraday
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

As reformas curriculares ocorridas nas últimas décadas têm promovido mudanças nos objetivos e abordagens do Ensino de Ciências, nesse contexto surge a defesa da inserção da História da Ciência pensada como conhecimentos socialmente produzido e que pode contribuir para a melhoria do ensino, na medida em que promove a visão crítica e dinâmica da ciência. Defendemos a Abordagem Contextual proposta pelo professor Michael R. Matthews, de que o conhecimento científico seja apresentado de modo a possibilitar a compreensão do seu contexto sociocultural de desenvolvimento em conjunto com a abordagem dos conceitos. Como objetivo propõe-se investigar como os constructos teóricos de Michael Faraday podem contribuir no âmbito do Ensino de Ciências através da Abordagem Contextual defendida por Michael R. Matthews, para compreensões cientificamente mais estruturadas quanto a natureza elétrica da matéria, tendo como referência o levantamento das concepções dos estudantes expressas na literatura. A hipótese levantada é que a relação entre fenômenos elétricos e estrutura da matéria já pode ser pensada a luz dos constructos de Michael Faraday, mostrando a necessidade de se entender como as “partículas” se comportavam na eletrólise realizada por esse cientista. Uma segunda hipótese levantada, é a de que esse estudo sobre a relação fenômenos elétricos e estrutura da matéria pode contribuir para superação de concepções alternativas ao conhecimento científico e que são apresentadas por estudantes nos níveis médio e universitário. Para a coleta dos dados utilizou-se da Pesquisa Bibliográfica, que consiste na elaboração e esboço dos procedimentos metodológicos que envolverão a busca e detalhamento das fontes; já a metodologia utilizada no tratamento dos dados é a Análise de Conteúdo, que consiste na exposição e interpretação do conteúdo de toda classe de documentos e textos a partir de descrições sistemáticas. Os resultados mostram que os estudantes têm dificuldade ao tentar explicar a natureza e mobilidade dos íons, assim como estabelecer relações com o fenômeno eletroquímico. As categorias estabelecidas a priori apresentam aproximações com as Concepções dos Estudantes obtidas através da literatura, e com a proposta da Abordagem Contextual proposta por Michael R. Matthews, e são elas: Mecanismos que teorizam a constituição da matéria; Composição da matéria e sua relação com a eletricidade; Controvérsias entre Ideias e; Influência externas na produção do conhecimento científico (contexto social, político, economia ou religioso).

Presidente - 1655045 - ERIVANILDO LOPES DA SILVA
Interno - 1629742 - EDSON JOSE WARTHA
Externo à Instituição - MARCOS ANTONIO PINTO RIBEIRO

Notícia cadastrada em: 05/07/2017 20:40