Banca de QUALIFICAÇÃO: ORTENCIA DA PAZ SANTIAGO

DISCENTE: ORTENCIA DA PAZ SANTIAGO
DATA: 12/08/2017
LOCAL: A Definir
TÍTULO: PERSPECTIVAS DA ABORDAGEM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE E SUAS RELAÇÕES COM AS CAPACIDADES DE PENSAMENTO CRÍTICO
PALAVRAS-CHAVES: Aproximações; Abordagem CTS; Pensamento Crítico
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química

Trata-se de um trabalho sobre abordagens CTS (Ciência, tecnologia e Sociedade) e a teoria do PC (Pensamento Crítico) numa perspectiva de Terreiro-Vieira e Vieira pautadas na visão de Robert Ennis. Ambas as teorias voltadas para o Ensino de Ciências. Esta pesquisa tem o objetivo apresentar resultados sobre quais as possíveis aproximações teóricas e práticas das perspectivas da abordagem CTS e a capacidades do PC. Essas aproximações foram assumidas como pressuposto, uma vez que o movimento CTS prega que os alunos que passam por tal abordagem assumem maior criticidade frente a questões do cotidiano. Para a coleta de dados teórica construímos um instrumento titulado como “Régua”, que no caso tenta estabelecer aproximações dos objetivos presentes nas teorias CTS e PC. Este instrumento foi desenvolvido com base em uma pesquisa bibliográfica relacionados às abordagens CTS, seguindo de apontamentos dos seus objetivos, e foi o que impulsionou a construção “régua” esse material foi levado para um tipo de validação entre pares, o que ocorreu em uma disciplina do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Com a finalidade de investigar quais são as capacidades e disposições que deverão ser desenvolvidas nos indivíduos a fim de que esses exercitem as suas potencialidades cognitivas em situações didáticas embasadas numa Abordagem CTS. O trabalho educacional terá uma coleta de dados através de instrumentos audiovisuais, e registros escritos, nos quais serão colhidos por meio de aplicações de duas Sequências de Ensino Aprendizagem (SEA), em que as mesmas tratam dos conceitos da química: Termoquímica e eletroquímica. Como procedimento metodológico a fim de analisar esse material coletado usaremos da Análise de Conteúdo Bardin, seguida de uma categorização correspondente que é concluída a partir dessa análise. Os resultados mostram que as teorias se aproximam significadamente dentro de uma margem de 87% a 100% dentre algumas capacidades, dentro do campo teórico. Assim como os resultados da aplicação das SEA em sala de aula, destaco que os alunos desenvolveram capacidades e disposições do PC, implicando assim que o material CTS tem forte potencial para com a desenvoltura destas tais capacidades, confirmando assim as implicações teóricas.

Presidente - 1655045 - ERIVANILDO LOPES DA SILVA
Interno - 426682 - CARMEN REGINA PARISOTTO GUIMARAES
Externo à Instituição - MARIA CELINA TENREIRO VIEIRA

Notícia cadastrada em: 23/06/2017 08:37