Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EANES DOS SANTOS CORREIA
DATA: 20/02/2017
HORA: 16:00
LOCAL: A definir
TÍTULO: CORPO HUMANO E ENSINO DE CIÊNCIAS: SENTIDOS DE ALUNOS DO OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Corpo Humano. Ensino de Ciências. Relação com o Saber.
PÁGINAS: 162
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:
A presente pesquisa tem o objetivo de entender o que faz sentido para o aluno do 8º ano do ensino fundamental estudar sobre o corpo humano. Uma abordagem teórica e metodológica, pautada na Relação com o Saber de Bernard Charlot utilizada para a realização da pesquisa. Buscou-se com a categorização e análise dos dados obtidos, enfatizar os sentidos de estudar o corpo humano dos alunos de classe popular do oitavo ano do ensino fundamental de duas escolas públicas urbana da cidade de Cumbe/SE. Tendo como questão central “Qual o sentido de estudar o corpo humano nas aulas de ciências do oitavo ano?”, procura destacar o significado para o aluno e o que faz o mesmo mobilizar-se intelectualmente para aprender sobre o corpo humano. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativa do tipo descritiva, tendo como técnicas de coleta de dados o Balanço do Saber Adaptado e Entrevistas de Grupo junto à Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Os resultados obtidos são discutidos de forma abrangente, a partir de uma revisão bibliográfica e de referenciais teóricos que auxiliam na compreensão dos sentidos dos alunos acerca do corpo humano, presentes nas diversas respostas suscitadas nas entrevistas e balanços ao longo do processo de coleta de dados. Os alunos têm o desejo de aprender assuntos do corpo humano que conseguem relacionar ao seu cotidiano, com significado para a sua vida diária, que podem colocar em prática e também compartilhar com seus familiares e amigos, que fazem sentido para eles, para o outro e para o mundo, ou seja, estão ligados às dimensões de identidade, social e epistêmica da Relação com o Saber (CHARLOT, 2000; 2005; 2013).