Banca de DEFESA: ALINE MENDONÇA SANTANA

DISCENTE: ALINE MENDONÇA SANTANA
DATA: 16/02/2017
LOCAL: Sala 6, bloco B, DBI
TÍTULO: Inovação inclusiva e singularidades: um estudo com licenciandos de Ciências Biológicas da UFS
PALAVRAS-CHAVES: Inclusão, Formação de Professores, Inovação, Políticas afirmativas
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Teorias da Instrução

Inovação inclusiva educacional é entendida aqui como um produto ou processo resultante de ações desenvolvidas por um discente, a partir da consciência de suas singularidades, visando ampliação de suas possiblidades de desenvolvimento em um contexto educacional. Compreendemos que através da discussão sobre singularidades, e empoderando para a inovação é possível que o licenciando seja protagonista da própria inclusão. Assim, nosso objetivo é identificar possíveis singularidades discentes compreendendo suas relações com propostas de inovação inclusiva para alunos do curso de Ciências Biológicas, licenciatura da Universidade Federal de Sergipe. Nossa metodologia se deu através de 6 entrevistas individuais que foram analisadas por análise temática de conteúdo de Bardin. Nossa analise se deu em 3 momentos. A primeira foi uma leitura flutuante das entrevistas, a segunda foi uma categorização à priori, que traz a descrição de algumas das singularidades dos alunos nos campos: 1) étnico/racial; 2) socioeconômicas, 3) Da pessoa com Deficiência e 4) Das múltiplas jornadas da mulher. E por fim trazemos as análises em 2 categorias, uma é a análise social das singularidades e a outra, análise das concepções de inovação dos alunos e suas inovações no dia a dia acadêmico e ou profissional. Como resultados obtivemos uma frequência da subcategoria socioeconômico elevada em relação às outras e por consequente as inovações também são relacionadas ao contexto financeiro dos alunos. A concepção de inovação dos alunos é geralmente ligada a materiais e metodologias didáticas e todos se consideraram inovadores. Como conclusões temos que a história de vida do indivíduo nos possibilita conhecer melhor suas singularidades e estas estão ligadas às inovações que eles propõem e vão influenciar no profissional que este irá se tornar.

Presidente - 1674029 - ALICE ALEXANDRE PAGAN
Interno - 1212624 - EDINÉIA TAVARES LOPES
Externo ao Programa - 1182646 - CLAUDIENE SANTOS

Notícia cadastrada em: 05/01/2017 11:57