Banca de DEFESA: NIRLY ARAUJO DOS REIS

DISCENTE: NIRLY ARAUJO DOS REIS
DATA: 23/02/2017
LOCAL: Sala a Definir
TÍTULO: Abordagem Contextual no âmbito do processo formativo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
PALAVRAS-CHAVES: História da ciência; Abordagem Contextual; Formação de Pibidianos
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química

A literatura específica do ensino de ciências vem desenvolvendo diversas tendências e estratégias na busca de uma melhoria na qualidade do ensino. Dentre essas tendências, destaca-se a inserção da história da ciência (HC) por meio da Abordagem Contextual (AC), cujo princípio base trata-se da incorporação dos constructos teóricos e epistemológicos atrelados a aspectos de Sociologia e Filosofia das Ciências como uma perspectiva para se ensinar ciência. Considerando a importância desses constructos para o ensino da área, este trabalho adotou como temática o desenvolvimento da Abordagem Contextual no processo formativo de licenciandos inseridos no Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID). Com base nisso, buscou-se investigar as contribuições da AC para a aprendizagem desses estudantes em formação inicial, bem como a evolução epistemológica sobre história da ciência nos materiais didáticos produzidos por eles no âmbito das atividades desenvolvidas no PIBID. Essa pesquisa foi realizada através de um acompanhamento em um grupo vinculado ao subprojeto PIBID/Química de uma IES do agreste sergipano, cujas discussões ocorriam atreladas a investigação de episódios históricos sobre determinados conceitos químicos. A metodologia desse estudo pautou-se nos mecanismos do Grupo Focal, o qual permitiu certa liberdade na coleta de dados e particularidades de informações acerca da configuração da AC nessa etapa formativa. Conforme avançava-se os encontros percebeu-se que os licenciandos buscavam explorar determinados episódios históricos para a construção de conceitos tendo como base a solução de situações-problemas propostas por seu formador durante o início das ações no PIBID. Todavia, apesar do trabalho evidenciar a apropriação dos estudantes das ideias mais elaboradas sobre a ciência e a Natureza da Ciência, evidenciando assim, a contribuição da HC nesse processo, no que se refere a abordagem utilizada pelos licenciandos em seus materiais, a proposta ainda distancia-se em alguns aspectos, das ideias teóricas defendidas pela Abordagem Contextual, e acabam recaindo em algumas distorções no trabalho em história da ciência. Logo, os resultados indicam que pode haver confusões nas concepções dos estudantes a respeito do processo de elaboração da ciência, o que acaba refletindo em seus materiais didáticos e que permite um distanciamento da proposta instrucional elaborada com aquela apresentada pelos referenciais teóricos.

Presidente - 1655045 - ERIVANILDO LOPES DA SILVA
Interno - 1039338 - ADJANE DA COSTA TOURINHO E SILVA