Banca de QUALIFICAÇÃO: JEFFERSON DOS SANTOS FERRREIRA

DISCENTE: JEFFERSON DOS SANTOS FERRREIRA
DATA: 13/09/2016
LOCAL: Laboratório de Ensino - DMA
TÍTULO: APROPRIAÇÕES DO MÉTODO DE PESTALOZZI PARA O ENSINO DOS SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS NA ESCOLA PRIMÁRIA BRASILEIRA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX
PALAVRAS-CHAVES: Apropriação. Pestalozzi. Saberes Elementares Matemáticos. Método intuitivo.

Esta pesquisa, vinculada ao Grupo de Pesquisa em História da Educação Matemática no Brasil (GHEMAT), tem por objetivo analisar as apropriações dos princípios do método intuitivo de Pestalozzi na escola primária brasileira, bem como suas prescrições em relação aos saberes elementares matemáticos, no final do século XIX e início do século XX. Como fundamentação teórica é possível destacar Pestalozzi (1889, 2003) visando a identificação dos princípios do método de ensino para saberes elementares matemáticos, Chartier (2003) para o entendimento do conceito de apropriação, Valente (2015) para a definição de saberes elementares matemáticos, Ragazzini (2001) para uma compreensão acerca de fontes históricas. Como fontes de pesquisas, foram utilizadas revistas pedagógicas circularam no Brasil no período estudado. Os resultados ainda são parciais, mas é plausível afirmar que os princípios do método de ensino de Pestalozzi foram apropriados em revistas pedagógicas que circularam no Brasil, principalmente no que se refere ao uso da intuição, dos sentidos, das faculdades e capacidades humanas, assim como um ensino pautado na gradualidade, esses por meio desses princípios, buscava-se a formação integral do homem, ou seja, como coração, mente e mão.

Interno - 1546518 - IVANETE BATISTA DOS SANTOS
Interno - 574.597.205-00 - LAERTE SILVA DA FONSECA