Banca de QUALIFICAÇÃO: ALDIRENE PINHEIRO SANTOS

DISCENTE: ALDIRENE PINHEIRO SANTOS
DATA: 14/09/2016
LOCAL: Sala de Estudos do NPGECIMA
TÍTULO: O ENSINO DE QUÍMICA NA PERSPECTIVA DO MODELO CTS NAS ESCOLAS PÚBLICAS CENTROS DE EXCELÊNCIA DA CIDADE DE ARACAJU/SE
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Química, CTS, Centros de Excelência, ProEMI
SUBÁREA: Fundamentos da Educação

Tradicionalmente o ensino de Química é trabalhado de forma descontextualizada, exigido dos alunos a memorização excessiva de fórmulas e conceitos que em nada lhes servirão para viverem em uma sociedade tecnocientífica. Neste sentido, o modelo CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) surge como uma alternativa viável por promover uma educação científica que permite ao aluno o conhecimento químico de forma contextualizada e o desenvolvimento de valores que proporcionam a formação de cidadãos cientes de seus direitos e deveres sociais, auxiliando-os na tomada de decisões responsáveis sob a ótica da ciência, da tecnologia e da sociedade. O presente trabalho teve como objetivo verificar se os professores de química das escolas Centros Médios Experimentais de Sergipe (Colégio Estadual Marco Maciel, Colégio Estadual Vitória de Santa Maria e o Colégio Estadual Atheneu Sergipense) trabalham o ensino de Química na perspectiva do modelo CTS e se o mesmo é adotado em suas práticas pedagógicas. A escolha das escolas foi baseada no fato destas fazerem parte do programa de políticas públicas “Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI)”, e apresentarem uma proposta diferenciada de ensino, que visa além de resolver os problemas comuns do ensino médio (evasão, repetência, distorção idade/série), a formação e o aprimoramento dos jovens, incluindo a formação ética e cidadã, o desenvolvimento intelectual e do pensamento crítico bem como a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos, relacionando a teoria com a prática, privilegiando assim o caráter interdisciplinar da Educação. Foram entrevistados cinco professores dos quais três afirmaram utilizar o modelo CTS como estratégias de ensino, um conhece o referido modelo mas não faz uso, enquanto que um outro o desconhece.

Presidente - 396753 - SAMISIA MARIA FERNANDES MACHADO
Interno - 1655045 - ERIVANILDO LOPES DA SILVA
Externo ao Programa - 2177093 - MARIA NEIDE SOBRAL

Notícia cadastrada em: 24/08/2016 16:59