A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: LAÍS DE JESUS CARVALHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAÍS DE JESUS CARVALHO
DATA: 08/09/2016
HORA: 10:00
LOCAL: Sala 06, Bloco A, Departamento de Biologia dop CCBS
TÍTULO: PESQUISA, ABORDAGEM DIDÁTICA E CONTEÚDOS DE EVOLUÇÃO: COMO A HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA PODE CONTRIBUIR?
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Ciências; Ensino de Biologia; Construção do Conhecimento; Sergipe
PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:

A História e Filosofia da Ciência torna possível compreender o contexto de construção dos conhecimentos, assim como a sua forma de produção e as influências da época em que foi concebido. Foi constatado, por meio de um estado da arte, que o número de pesquisas na área de História e Filosofia da Ciência, no ensino de ciência no Brasil, cresceu de forma significativa entre os anos de 2000 e 2016. Os principais meios de publicação dessas pesquisas foram anais de eventos brasileiros, em especial o ENPEC e periódicos classificados com Qualis A1 e A2 pela CAPES. Os enfoques das mesmas destacam a construção de recursos, o levantamento de concepções, a análise de documentos, a análise de livros didáticos e uso de fontes primárias. Baseado no crescimento do número de pesquisas com a temática, bem como, na importância dessa abordagem para o ensino básico e superior, objetiva-se, por meio de análise qualitativa, a partir de entrevistas semi-estruturadas, investigar como ocorre a formação de professores/as e como se dá sua prática docente quanto a abordagem histórica e filosófica da ciência. Além disso, considerando o grande número de pesquisas que apontam para uma deficiência na formação docente para o uso dessa abordagem em sala de aula, assim como para as dificuldades no ensino dos conteúdos de evolução, foi elaborada pela pesquisadora, uma sequência didática sobre o tema. Esta será avaliada por professores/as do ensino médio e superior, para após aperfeiçoá-la, ser devolvida aos/as docentes da educação básica para a utilização na sua prática pedagógica.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 426682 - CARMEN REGINA PARISOTTO GUIMARAES
Interno - 1674029 - ACACIO ALEXANDRE PAGAN
Externo ao Programa - 1182646 - CLAUDIENE SANTOS

Notícia cadastrada em: 24/08/2016 23:19
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua3.bigua3 v3.5.16 -r19110-7eaa891a10