Banca de DEFESA: CAMILA CUNHA

DISCENTE: CAMILA CUNHA
DATA: 28/03/2016
LOCAL: Sala 06 bloco B departamento de Biologia
TÍTULO: O desempenho escolar em ciências e o pluralismo epistemológico: a elaboração de questões do eixo temático “Vida e Ambiente”
PALAVRAS-CHAVES: Teste de desempenho em ciências, pluralismo epistemológico, vida e ambiente.
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais

A qualidade da educação básica é medida através dos testes de desempenho escolar em larga escala e junto de outras informações constroem um panorama da situação educacional brasileira. A sala de aula é um espaço heterogêneo, nela encontramos alunos de várias origens sociais, vivências, opções religiosas distintas e com condições materiais e afetivas diversificadas. Esses e outros fatores influenciam no aprendizado, na formação escolar e na construção do conhecimento. Partindo de um olhar pluralista epistemológico, lançamos questionamentos acerca de como esses conhecimentos se manifestam em alunos do ensino fundamental. Objetivamos construir um teste de desempenho diferenciado, que possua um novo formato de questões para aferir o desempenho escolar em ciências. As discussões acerca dos testes de desempenho escolar aplicados no Brasil, em especial aqueles que se referem ao desempenho em ciências, os conhecimentos escolares sob o ponto de vista pluralista epistemológico e a metodologia na construção das questões para o teste de desempenho proposto, são aspectos pertinentes nesse trabalho. Apresentamos um conjunto de questões testadas e validadas para o eixo temático “Vida e Ambiente”, bem como, as análises de estatística descritiva dos resultados da aplicação de uma primeira versão do teste. Identificamos ao final deste trabalho alguns limites e inovações referentes às questões em “Vida e Ambiente” e sugestões para a melhoria destas questões.

Presidente - 1674029 - ACACIO ALEXANDRE PAGAN
Interno - 2926781 - YZILA LIZIANE FARIAS MAIA DE ARAUJO
Externo à Instituição - MARIA JOSÉ FONTANA GEBARA

Notícia cadastrada em: 19/01/2016 16:55