A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: DANILO MESSIAS NASCIMENTO E SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANILO MESSIAS NASCIMENTO E SANTOS
DATA: 28/09/2015
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Reuniões do NPGECIMA
TÍTULO: ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS CONFORME AS CONSIDERAÇÕES DO PNLD: ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE
PALAVRAS-CHAVES: ESTATÍSTICA, PNLD,PROBABILIDADE,LIVRO DIDÁTICO
PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional
RESUMO:

O Programa Nacional do Livro Didático – PNLD busca escolher coleções de livros didáticos que serão utilizadas em salas de aula do ensino básico público e elabora um guia para que os professores escolham as obras de acordo com as recomendações desse guia. Então, pela importância da Estatística que é aplicada no cotidiano nas mais diversas situações, procurou-se nessa pesquisa, investigar se as coleções aprovadas no PNLD 2015 contém as recomendações desse programa para os assuntos de Estatística e Probabilidade e se os professores conhecem esse programa. Para isso, Em um primeiro momento, foi feita análise de conteúdo das coleções aprovadas no PNLD e escolhidas pelos professores da rede pública Estadual de Sergipe. Foram criados, a partir das recomendações do Guia, parâmetros (categorias) para avaliar essas coleções. Em outro momento, foram aplicados questionários a professores da rede pública de ensino que estavam no mestrado e criadas categorias para a análise desses questionários. Da análise das coleções, pode-se concluir que, apesar de não seguirem algumas recomendações do guia, estas são bem elaboradas e se mostram preocupadas em ajudar o aluno a compreender a Estatística no cotidiano através de exercícios e ligando esse assunto com outros conteúdos da Matemática e outras disciplinas. Da análise desses questionários, infere-se que os professores não se orientam pelo guia de livros didáticos para escolherem as coleções que utilizarão em sala de aula, haja visto nem conhecerem o programa .


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2439639 - KARLY BARBOSA ALVARENGA
Externo à Instituição - LAERTE SILVA DA FONSECA
Externo ao Programa - 2786515 - ULISSES VIEIRA GUIMARAES

Notícia cadastrada em: 31/08/2015 18:50
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua3.bigua3 v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf