Banca de QUALIFICAÇÃO: RENATA DAPHNE SANTOS IZAIAS

DISCENTE: RENATA DAPHNE SANTOS IZAIAS
DATA: 03/09/2015
LOCAL: Sala de Reuniões do NPGECIMA
TÍTULO: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, ENSINO DE QUÍMICA; APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS
PALAVRAS-CHAVES: Educação de Jovens e Adultos; Educação Ambiental; Aprendizagem Baseada em Problemas
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

Nos últimos anos pouco se tem olhado para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Diversos programas temporários foram lançados pelo governo a fim de aumentar o número de alfabetizados no país, porém, tais programas não visam à qualidade do ensino e aprendizagem. A partir das leituras feitas nos documentos oficiais tais como: LDB, Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação de Jovens e Adultos, Declaração de Hamburgo (1997) e Resolução Nº 1 de 28/5/2013 (traz as diretrizes para o funcionamento dessa modalidade de ensino) visualizou-se a concordância de todos, para uma educação que promova autonomia e o senso de responsabilidade das pessoas e das comunidades, instruindo os cidadãos a serem participativos e críticos, para saberem lidar com as transformações da economia, da sociedade, da cultura e da tecnologia, como também reivindicar melhorias na qualidade de vida ao se deparam com problemas socioambientais, além de serem conscientes de que também podem ser causadores dos mesmos. Em função dessas exigências nos documentos oficiais, objetivamos levar a proposta de Educação Ambiental para a EJA, utilizando as metodologias de Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) como uma das estratégias para melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem em ciências, alfabetizando os alunos cientificamente. Nossos instrumentos de coleta de dados foram entrevista semiestruturada e questionado. A pesquisa está em andamento e possui alguns resultados parciais abstraídos do questionário aplicado aos alunos e das entrevistas realizadas com os professores de ciências naturais.

Interno - 1674029 - ACACIO ALEXANDRE PAGAN
Externo ao Programa - 1698052 - MARIZETE LUCINI
Presidente - 1757010 - MARLENE RIOS MELO

Notícia cadastrada em: 06/08/2015 16:29