Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HERICA DOS SANTOS MATOS
DATA: 30/03/2015
HORA: 18:00
LOCAL: SALA DE ESTUDOS DO PPGECIMA
TÍTULO: RELAÇÃO COM O SABER EM AULAS PARA DETENTOS: A MATEMÁTICA COMO INSTRUMENTO DE LIBERDADE
PALAVRAS-CHAVES: Educação de Jovens e Adultos privados de liberdade, conteúdo matemático, Educação Prisional em Sergipe.
PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
Esta pesquisa foi realizada com Jovens e Adultos Privados de Liberdade de um presídio localizado no município de São Cristóvão o Complexo Penitenciário Dr. Manoel Carvalho Neto – Copemcan, e desenvolvida por uma professora da rede Estadual de Educação que há mais de um ano, vem trabalhando com essa realidade. O referencial teórico se fundamenta em autores como Charlot (2000; 2005); Foucault (2010); Silva (2009); Tardif (2007); Whyte (2001), entre eles outros. Metodologicamente o estudo consiste na observação participante para desvelar o trabalho que vem sendo desenvolvido neste contexto atípico à sala de aula convencional e compreender o possível interesse dos detentos pelo conteúdo matemático. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram o diário de campo, questionários, entrevistas e análise documental. Através daí buscamos registrar, refletir, desvelar e entender a sistemática da prisão, e o que vem sido desenvolvido com alunos da Educação Prisional Estado de Sergipe matriculado na 1ª e 2ª etapa da Educação Básica assim conhecer as necessidades deste fato apontando caminhos para Educação Prisional em Sergipe possa ser conhecida e efetivada cumprindo assim ao dispositivo legal traçado nas Diretrizes Nacionais para a oferta de educação nas unidades prisionais aprovada no ano de 2010.