Banca de DEFESA: KECIA KARINE SANTOS DE OLIVEIRA

DISCENTE: KECIA KARINE SANTOS DE OLIVEIRA
DATA: 26/02/2015
LOCAL: SALA DE AULA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA
TÍTULO: AS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ARACAJU/SE FRENTE ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA ESCOLA: DA IMPLANTAÇÃO AO PROCESSO DE ENSINO
PALAVRAS-CHAVES: Professor. Tecnologias Digitais. Matemática
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional

A tendência digital é uma realidade, exemplo disso é o crescimento das tecnologias digitais e a inserção delas na escola básica. A presença de tais tecnologias em sala de aula contribui para a inclusão digital, pois amplia o acesso às informações através da internet, permitindo, por exemplo, problematização, observação de outros contextos, estímulo e construção de visão crítica e conhecimento. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo analisar a percepção de professores que lecionam Matemática sobre as tecnologias digitais, desde a sua implantação ao seu uso pedagógico nas escolas da rede pública de Aracaju, SE. A metodologia utilizada foi de cunho quanti-qualitativo, e como instrumento de coleta de dados foi adotado a aplicação de questionários a 41 professores do ensino fundamental. Foi observado que, apesar de alguns problemas relacionados com acesso à internet e ao reduzido número de equipamentos disponíveis, a maioria dos professores participantes da pesquisa procurou meios para utilizar as tecnologias digitais em sala de aula, e ao trabalharem dessa forma observaram resultados positivos na aprendizagem dos alunos.

Presidente - 1296993 - DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA
Interno - 1344550 - VELEIDA ANAHI DA SILVA