Banca de QUALIFICAÇÃO: TACIANA DE LISBOA FARIA

DISCENTE: TACIANA DE LISBOA FARIA
DATA: 13/02/2015
LOCAL: Sala 6 bloco B CCBS (laboratório de Ensino de Biologia)
TÍTULO: Relação entre histórico de desenvolvimento neurocognitivo e o desempenho escolar em Ciências: um estudo sobre alguns alunos brasileiros do ensino fundamental menor.
PALAVRAS-CHAVES: Avaliações externas. Educação Básica. Ensino e aprendizagem. Teste de desempenho.
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Avaliação da Aprendizagem

Pesquisas apontam que fatores ambientais e biológicos estão diretamente relacionados ao desempenho escolar da criança. Dessa maneira, este trabalho teve por objetivo analisar a influência de indicadores geralmente relacionados a problemas neurocognitivos de aprendizagem no desempenho discente em Ciências para estudantes do Ensino Fundamental menor em algumas escolas brasileiras. A pesquisa envolveu a aplicação de: a) um questionário de desempenho a uma amostra de 324 alunos em estados de quatro regiões do país: Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Sergipe e São Paulo e b) um questionário sobre histórico de desenvolvimento neurocognitivo (HD) aplicado a 128 estudantes nos três primeiros estados citados. Os resultados ainda são parciais e mostram as frequências relativas dos indicadores e do desempenho dos alunos amostrados.

Presidente - 1674029 - ACACIO ALEXANDRE PAGAN
Interno - 1655045 - ERIVANILDO LOPES DA SILVA