Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIO HAMILTON DOS SANTOS

DATA: 06/02/2015
LOCAL: SALA DE ESTUDO DO NPGECIMA
TÍTULO: Temas Geradores no ensino de Química
PALAVRAS-CHAVES: Ensino/Aprendizagem, Ensino de Química, Temas Geradores.

A ação direta do educando na construção de seu conhecimento é bastante discutida por Paulo Freire que se utiliza de Temas Geradores como estratégias metodológicas no processo de conscientização da realidade opressora vivida nas sociedades desiguais e que constitui o ponto de partida para o processo de construção do conhecimento. Nesta estratégia os conteúdos tradicionais são substituídos por conteúdos extraídos da prática de vida dos educandos, através da pesquisa de seus universos. Esta pesquisa, de caráter qualitativo, teve como objetivo avaliar o processo ensino aprendizagem em química em duas escolas da Rede Estadual de Ensino Básico de Sergipe. Os resultados mostraram que os alunos que foram trabalhados com os temas geradores (Educação Libertadora) apresentaram um melhor desempenho quando comparados com aqueles que foram trabalhados de forma tradicional (Educação Bancária). Também foi possível observar junto aos educadores as dificuldades de se trabalhar com Temas Geradores.

Interno - 1212624 - EDINÉIA TAVARES LOPES
Externo ao Programa - 1575568 - JOSE MARIO ALELUIA OLIVEIRA