A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCOS ANTONIO CORREIA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCOS ANTONIO CORREIA SILVA
DATA: 17/12/2014
HORA: 15:00
LOCAL: NPGECIMA - Sala de estudos
TÍTULO: LEI DA INÉRCIA: APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE ESTUDANTES EM ARACAJU E O (DES)USO DO CINTO DE SEGURANÇA TRASEIRO
PALAVRAS-CHAVES: Ensino. Física. Segurança
PÁGINAS: 96
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:

Não é exclusividade do Brasil, mas o Ensino de Física vem sofrendo inúmeras mudanças. Este trabalho buscou aproximar o ensino de Física de temas transversais inerentes à disciplina. O objetivo deste trabalho foi analisar a evolução das concepções da aprendizagem da lei da inércia para alunos da segunda série do Ensino Médio numa escola pública estadual, ancorados na (im)perícia do (des)uso do cinto de segurança traseiro e consequências. Foi realizada uma pesquisa através de um delineamento exploratório, descritivo, bibliográfico e de campo com abordagem quali-quantitativa. A coleta de dados se deu através da aplicação de um questionário semiestruturado (pré e pós-teste), contendo dez questões cujo intuito foi de apropriar-se das concepções prévias desses alunos acerca da lei da inércia, trânsito e segurança. Foram realizadas palestras, com um professor de Física da Universidade Federal de Sergipe e com uma equipe do SAMU - Aracaju. Os alunos foram estimulados a ler e analisar artigos científicos, de modo compor a fundamentação da produção de mostra científica. Após a apresentação pública, foi aplicado um pós-teste, cuja análise permitiu a visualização das possíveis evoluções. Tornar o aprendizado significativo e reflexivo através da metodologia simples, que extrapola a fronteira escolar, amplia o conhecimento hora isolado, numa compreensão de premissas pelas quais o saber físico possa lhe proporcionar.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1424267 - CELSO JOSE VIANA BARBOSA
Presidente - 1296993 - DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA
Externo à Instituição - MARLENE ALVES DIAS

Notícia cadastrada em: 13/12/2014 10:36
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua2.bigua2 v3.5.16 -r19110-7eaa891a10