Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA PAULA ARAGÃO FERREIRA

DISCENTE: ANA PAULA ARAGÃO FERREIRA
DATA: 11/12/2014
LOCAL: SALA DE ESTUDO DO NPGECIMA
TÍTULO: O QUE DIZEM OS PROFESSORES SOBRE O PNAIC EIXO MATEMÁTICA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO SEMIÁRIDO SERGIPANO
PALAVRAS-CHAVES: Formação; Mudança; Professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Ensino de Matemática; Prática Pedagógica; PNAIC.

Esta pesquisa teve como objetivo investigar as influências do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa eixo Matemática desenvolvido pelo MEC na construção da prática pedagógica de um grupo de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental no semiárido sergipano. O PNAIC eixo Matemática é um programa de formação continuada de professores para melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem dos conceitos matemáticos nos anos iniciais do ensino fundamental. Buscou-se identificar aspectos trabalhados durante a formação que possibilitaram avanços ou não na/da prática pedagógica das professoras cursistas, a partir de suas percepções e de significados construídos sobre o curso. Para a sistematização desta pesquisa, foram utilizados como referencial teórico, Charlot (2000, 2005), Silva (2008,2009), Tardiff (2011), Chizzotti (2006), Soares (2010), Martins (2008) e outros. Trata-se de um estudo de caso, com abordagens, quantitativas e qualitativas, que utiliza como instrumento de coleta de dados questionários e entrevistas semiestruturadas. Neste estudo, encontram-se questões acerca do debate atual sobre os profissionais que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental e sua necessária formação para o ensino de matemática. Os dados mostram que esse Programa agregou várias relações à construção da prática pedagógica das professoras cursistas, especialmente no que concerne aos seus saberes e fazeres referentes ao ensino de matemática e ao trabalho com estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. No modo como os professores passaram a transmitir os conteúdos matemáticos, na ampliação dos saberes matemáticos, no desenvolvimento da sensibilidade para reconhecer que precisam mudar, na preocupação com o desempenho dos educandos, na busca de construir a prática por meio das trocas de ideias com os colegas de trabalho, na segurança no trabalho com a matemática, na garantia dos direitos do aluno a aprender por meio da apropriação dos conteúdos e de diferentes formas ou estratégias de ensino.

Interno - 1296993 - DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA
Externo ao Programa - 1228214 - LIANNA DE MELO TORRES