Banca de QUALIFICAÇÃO: SUZANA GAMA DOS SANTOS

DISCENTE: SUZANA GAMA DOS SANTOS
DATA: 02/12/2014
LOCAL: Sala de Estudo do NPGECIMA
TÍTULO: A INTERPRETAÇÃO DE ENUNCIADOS EM PROBLEMAS DE ARITMÉTICA: UM ESTUDO DAS DIFICULDADES DOS ALUNOS DOS SEXTOS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE ARACAJU.
PALAVRAS-CHAVES: Engenharia didática; Teoria das situações didáticas; Sequencia didática; Resolução de problemas

A presente pesquisa enfatizou a metodologia da engenharia didática de Michele Artigue procurando fazer um estudo das dificuldades apresentadas em relação a interpretação de problemas de aritmética na turma de sexto ano do ensino fundamental em uma escola pública de Aracaju. Aplicamos uma sequencia didática seguida por seis atividades baseadas no livro do Dante ( Formulação e resolução de problemas) e inspirada na teoria das situações didáticas de Brousseau. Utilizamos para analisar a sequencia, os esquemas de Polya e procuramos responder ao final dessa análise aos questionamentos de nossa pesquisa. Os resultados encontrados nos faz refletir que para resolver uma situação problema envolvendo aritmética é preciso muito mais que compreender o enunciado de questões, o aluno precisa compreender conceitos e estar apto a desenvolver os algoritmos apropriados para cada tipo de situação e também ter o desejo de querer resolver o problema proposto.

Interno - 1039338 - ADJANE DA COSTA TOURINHO E SILVA
Externo ao Programa - 731.071.581-00 - BERNARD JEAN JACQUES CHARLOT