Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIANO PACHECO DE SOUZA

DISCENTE: LUCIANO PACHECO DE SOUZA
DATA: 22/08/2014
LOCAL: NPGECIMA
TÍTULO: REPENSANDO O ENSINO DE FÍSICA: UM OLHAR SOBRE O ENSINO DE FÍSICA NA PERSPECTIVA DO ENEM
PALAVRAS-CHAVES: ENEM. Ensino de Física. Transposição Didática
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

O presente trabalho abordou uma investigação a respeito dos conhecimentos que os professores que ministram a disciplina Física na Diretoria Regional de Sergipe 02 – DRE 02 possuem em relação aos princípios teórico-metodológicos que estruturam o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A relevância desse trabalho encontra-se no fato do ENEM ter se tornado a principal forma de ingresso de novos estudantes para a Universidade Federal de Sergipe e porque, como todos os outros processos de ingresso no nível superior, tende a influenciar a prática pedagógica do professor da Educação Básica, principalmente o do Ensino Médio. A partir desse entendimento, considera-se que a postura didático-pedagógica do professor necessita passar por mudanças para corresponder às peculiaridades de tal exame, visto que o método tradicional de ensino já não corresponde mais às exigências impostas pela sociedade atual. Em termos metodológicos, a abordagem será qualitativa, e o tipo de pesquisa é a bibliográfica, que teve como fontes utilizadas as publicações oficias que norteiam a Educação Básica (LDB, DCNEM, PCNEM, PCN+, Matriz de Referência e o Documento Básico do ENEM) e a Teoria da transposição didática de Chavellard. Tendo sido aplicado um questionário como instrumento de coleta de dados. A análise dos dados foi aportada na teoria da Análise do Conteúdo de Laurence Bardin. Buscou-se caracterizar a figura desse profissional que ministra a disciplina Física e em que condições desenvolve sua prática, além de caracterizar a prática desses profissionais quanto aos seus saberes a despeito dos princípios que fundamentam o ENEM. Os resultados desse estudo sinalizam a existência de um superficial e fragmentado conhecimento sobre os fundamentos do ENEM, além de constatar a existência de certa resistência por parte dos professores a aderirem a propostas de reformas, amolgando desse modo as ultrapassadas práticas tradicionais de ensino.

Presidente - 1296993 - DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA
Interno - 2222763 - MARIA JOSE NASCIMENTO SOARES
Externo ao Programa - 2177093 - MARIA NEIDE SOBRAL

Notícia cadastrada em: 17/08/2014 14:35