Banca de DEFESA: MICAELA OLIVEIRA DE MENEZES

DISCENTE: MICAELA OLIVEIRA DE MENEZES
DATA: 07/04/2014
LOCAL: AUDITÓRIO DA DIDÁTICA II - PISO SUPERIOR
TÍTULO: : RELAÇÕES ENTRE COMPORTAMENTO SOCIAL E DESEMPENHO ESCOLAR EM CIÊNCIAS: UM ESTUDO COM ALGUNS ALUNOS DE SERGIPE E RIO GRANDE DO SUL
PALAVRAS-CHAVES: Desempenho escolar; Educação em Ciências; Problemas de Comportamento; Testes de desempenho

O objetivo deste trabalho foi investigar as relações de desempenho em Ciências com o perfil de comportamentos manifestados por alguns alunos da Educação Básica. Foi elaborado e aplicado um teste de desempenho composto por questões Ciências, bem como um questionário com afirmações pré-categorizadas a respeito do comportamento dos alunos, nos quais eles marcavam a frequência com que cada fato acontece em sua vida conduzindo-nos assim a uma ideia da tipologia de comportamento predominante. Os instrumentos de coleta do teste foram aplicados a alunos de quatro regiões do país, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe. A amostra foi composta de 314 alunos das distintas regiões que responderam ao teste que avaliou o desempenho em Ciências, e destes, 93 responderam ao questionário que investigou o comportamento de alunos cursando o quinto ano no Rio Grande do Sul e Sergipe, estes constituíram a amostra analisada nesta dissertação. A aplicação foi realizada em escolas que dispunham de computadores, uma vez que 187 alunos responderam ao questionário por meio de um software, e 127 no papel. Os dados foram tabulados e processados no software estatístico SPSS, para extração de um relatório das frequências simples e testes bivariados, o que facilitou a análise qualitativa dos dados numéricos. Em geral mais de 54 por cento dos alunos acertaram as questões propostas, o que foi considerado um resultado positivo para os grupos avaliados. Nas análises das questões, foram exploradas categorias relacionadas com algumas das habilidades sugeridas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, as quais os alunos deveriam apresentar no ano de estudo em curso. Não foi encontrada uma correlação entre comportamento e desempenho em Ciências, a partir das categorias de comportamento previamente planejadas na organização do instrumento de coletas. No entanto, foi feita uma nova testagem com algumas tipologias de comportamento construídas após a aplicação, a partir de variáveis latentes geradas com a soma dos itens likert, após testagem de Alpha de Cronbach, que mede correlação interna das variáveis. Os dados foram submetidos a um teste de Cluster que agrupou variáveis sugerindo tipologias como: antissocial, retraído e hiperativo. Com essas novas categorias encontrou-se relação, a partir de comparação de médias (Mann-Whitney) com as questões de Ciências cujas habilidades eram compreender, reconhecer e identificar. Investigar o desempenho de alunos bem como fatores que possam estar relacionados a ele, permite uma avaliação e diagnóstico do processo de ensino e aprendizagem e de como este sofre intervenção de outros fatores. Esse tipo de pesquisa pode contribuir para direcionar medidas a serem tomadas em relação aos problemas educacionais do país.

Presidente - 1674029 - ACACIO ALEXANDRE PAGAN
Interno - 426682 - CARMEN REGINA PARISOTTO GUIMARAES
Externo à Instituição - MAURÍCIO URBAN KLEINKE

Notícia cadastrada em: 12/03/2014 16:13