Banca de QUALIFICAÇÃO: GARDENIA VALERIA DE ANDRADE OLIVEIRA

DISCENTE: GARDENIA VALERIA DE ANDRADE OLIVEIRA
DATA: 22/01/2014
LOCAL: Sala de Estudos do NPGGECIMA
TÍTULO: Relações entre o desempenho escolar em leituras e a aprendizagem de Ciências: um estudo piloto com alunos do Ensino Fundamental brasileiro.
PALAVRAS-CHAVES: Desempenho escolar; Alfabetização Científica; Avaliação.
ÁREA: Educação

A introdução da Alfabetização Científica no ambiente escolar pode despertar no aluno o desenvolvimento do pensamento crítico fornecendo subsídios para que os mesmos atuem na sociedade que vive. Dentre as características que uma pessoa alfabetizada cientificamente deve possuir encontra-se: o interesse pela ciência e tecnologia; a compreensão de conceitos básicos; interesse pela ampliação do conhecimento científico; posicionamento e aplicação deste conhecimento; No Brasil sistemas que avaliem a qualidade do ensino de ciências ainda são poucos, o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP) atende a esse fim e em 2013 o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas educacionais Anísio Teixeira (INEP) também aplicou provas de ciências através do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). O objetivo do presente estudo consiste na descrição e análise do desempenho de uma amostra de alunos em Ciências Naturais e Língua Portuguesa da região Sul, Sudeste, Nordeste e Centro Oeste com foco nas concepções de Alfabetização Científica a fim de compreender as possíveis relações entre o desempenho em Língua Portuguesa e Ciências. Entre os meses de outubro, novembro e dezembro de 2012 os alunos participaram de uma avaliação piloto coordenada pelos participantes do projeto denominado Desempenho Escolar Inclusivo na Perspectiva multidisciplinar. A avaliação constituída por provas de múltipla escolha em Ciências da Natureza, Matemática e Língua Portuguesa, foi aplicada a 314 alunos, sendo 118 em Santa Maria, 53 em Cuiabá, 107 em Santa Luzia do Itanhy e 36 em São Paulo. Em Língua Portuguesa verificou-se que os alunos obtiveram melhores resultados nas questões relacionadas à decodificação enquanto que o desempenho para a compreensão leitora no geral apresentou medias de desempenho abaixo do primeiro. Em Ciências quando associamos as habilidades de um alfabetizado cientificamente aos resultados obtidos pelos alunos nas questões desta, verificamos que os alunos conseguem de um modo geral reconhecer termos científicos e desenvolver conceitos, mas, não conseguem a mesma eficiência quanto à atribuição de significados próprios aos conceitos científicos. Um dos fatores que pode contribuir para carência na atribuição dessa significação pode estar relacionado às dificuldades que os alunos sentem durante o processo de compreensão leitora.

Presidente - 1674029 - ACACIO ALEXANDRE PAGAN
Interno - 1629742 - EDSON JOSE WARTHA
Externo ao Programa - 1625620 - JOSE RICARDO CARVALHO DA SILVA

Notícia cadastrada em: 07/01/2014 09:59