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Banca de QUALIFICAÇÃO: TATIANE SANTOS SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TATIANE SANTOS SILVA
DATA: 28/05/2013
HORA: 14:00
LOCAL: Sala A-6 Departamento de Biologia
TÍTULO:

ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA: UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS TÁTEIS DIRECIONADOS A ALUNOS COM DEFICIÊNCIA


PALAVRAS-CHAVES:

Recursos didáticos; deficiência visual; ensino de ciências


PÁGINAS: 110
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Especial
RESUMO:

O processo de ensino e aprendizagem de Ciências, além se processar com ampla utilização de referências visuais, ainda são escassos os materiais didáticos apropriados para alunos com deficiência visual. Neste sentido, faz-se necessário a produção de diferentes recursos didáticos táteis que possam ser utilizados por este público, e o estudo de sua viabilidade de uso. Esta pesquisa objetivou analisar o processo de ensino e aprendizagem de Ciências para alunos com deficiência visual em uma escola da rede pública de ensino em Aracaju, SE, quanto a utilização de recursos didáticos. Para tanto, participaram da pesquisa quatro alunos com deficiência visual, estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental - EF, e também seu professor de Ciências, além de três participantes do grupo de validação. Inicialmente, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com participantes da pesquisa, assim como observações nas aulas de Ciências. Em paralelo, foram realizados os encontros do grupo de validação, no qual foram testados e aperfeiçoados os materiais didáticos elaborados pela pesquisadora. No ano seguinte, os recursos didáticos foram aplicados no 8º ano EF pelo professor da disciplina Ciências e pelos alunos com deficiência visual que foram entrevistados e observados no ano anterior. Durante a utilização dos recursos didáticos foram feitas observações sistemáticas não participantes nas aulas, e os posicionamentos e opiniões dos participantes da pesquisa serão coletados em entrevistas semi-estruturadas após o uso de todos os materiais. A professora de Ciências afirmou que não teve formação a respeito da inclusão escolar da pessoa com deficiência, e que sente dificuldades no processo de ensino e aprendizagem da disciplina principalmente quanto à utilização de referências visuais no ensino. Os alunos disseram que as aulas de Ciências são boas, mas que certos conteúdos ficam difíceis de serem compreendidos sem que eles consigam visualizar o que está sendo estudado. Acredita-se que ao final desta pesquisa o posicionamento dos alunos cegos e seus professores de ciências a respeito da utilização de recursos didáticos táteis e auditivos no ensino de ciências seja positiva, e que e o estudo de sua viabilidade de uso possa cooperar com a efetivação de um processo de ensino e aprendizagem verdadeiramente inclusivo, contribuindo com a produção do conhecimento científico da área.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 265070 - MYRNA FRIEDERICHS LANDIM DE SOUZA
Interno - 2205727 - VERONICA DOS REIS MARIANO SOUZA
Externo ao Programa - 1228671 - MARIA INEZ OLIVEIRA ARAUJO

Notícia cadastrada em: 03/06/2013 13:29
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