A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de DEFESA: LUZIA CRISTINA DE MELO SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUZIA CRISTINA DE MELO SANTOS
DATA: 08/03/2013
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do NPGED
TÍTULO:

SABERES EXPERENCIAIS DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA DO MUNICÍPIO DE ARACAJU: INDICIOS DE CONCEPÇÕES  SOBRE A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS


PALAVRAS-CHAVES:

APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES, PROFESORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA.


PÁGINAS: 116
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

A PESQUISA AQUI APRESENTADA TEM COMO OBJETIVO INDENTIFICAR AS CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E DE BIOLOGÍA, DE DUAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO NO MUNICIPIO DE ARACAJU SERGIPE,SOBRE A APRENDIZAGEM DO ALUNO. COMO PROBLEMÁTICA TEMOS AS SEGUINTES QUESTÕES:QUAS AS CONCEPÇÕES DOS PREOFESSORES, DE DUAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO NO MUNCIPIO DE ARACAJU SERGIPE, EM REALAÇÃO ALGUNS PRESSUPOSTOS ( CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS; ATIVIDAES EXPERIMENTAIS; UTILIZAÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS; UTILIZAÇÃO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS; PESQUISA DE CONTEÚDOS EM SLA DE AULA;ERROS DOS ALUNOS; PROCESSO AVALIATIVO EM SALA DE AULA) NA APRENDIZAGEM DOALUNO NOENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA? SERÁ QUE OS PROFESSORES ACREDITAM QUE PARA OS ALUNOS APRENDEREM CIÊNCIAS E BIOLOGIA ÉPRECISO ADODTAR ESTES PRESSUPOSTOS NA SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA? DESSA FORMA, OSSUJEITOS DA PESQUISA SÃO OS PREFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA DE DUAS ESCOLAS ESTADUAIS NO MUNICIPIO DE ARACAJU - SERGIPE, TOTALIZANDO OITO PROFESSORES.COMO REFERENCIAS TEÓRIVO, PROCURAMOS ABORDAR OS PRICNCIPAIS TEÓRICOS QUE DISCORRREM TANTO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO ALUNO,QUANDO DOS PRESSUPOSTOS ANTERIORMENTE APRENSTADOS, CITANDO AUTORES COMO: VIGOTSKII, LIBÂNEO PERRENOULD, LUCKESI, DENTRE OUTROS.EM RELAÇÃO À NATUREZA E TÉCNICAS DE COLETA DE DADOS, A PESQUISA POSSUI UMA ABORDAGEM QUALITATIVA COM ENFOQUE FENOMENOLÓGICO, UTILIZANDO COMO INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS ENTREVISTAS, QUESTIONÁRIOS E OBESERVAÇÕES, TENDO COMO APORTES TEÓRICOS AUTORES COMO: GIL (1996), LAVILLE E DIONNE, LEITE (1999) E TRIVIÑOS (1999). OBSERVAMOS QUE OS PROFESSORES TEM CONSCIÊNCIA DA NECESSIDADE DE INOVAR A FORMA QUE DESENOVE SUA AULAS, PELA UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS E MÉTODOS DIFERENTES DOS TRADICIONAIS. CONTUDO, ENCONTRAM ALGUMAS DIFICULDADES, COMO: FALTA DE MATERIAIS,CURTO TEMPO DE AULA ATRBIBUÍDA ÀS DISCIPLINAS, PRINCIPALMENTE A DE BIOLOGIA, FALTA DE APOIO NOMOMENTO DO DESENVOLVIMENTO DE SUAS ATIVIDADES, DESMOVITAÇÃO SALARIAL.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1296993 - DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA
Externo à Instituição - ROSEMEIRE REIS DA SILVA
Presidente - 1344550 - VELEIDA ANAHI DA SILVA

Notícia cadastrada em: 14/02/2013 16:41
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua3.bigua3 v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf