Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUZIA CRISTINA DE MELO SANTOS
DATA: 08/03/2013
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do NPGED
TÍTULO:
SABERES EXPERENCIAIS DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA DO MUNICÍPIO DE ARACAJU: INDICIOS DE CONCEPÇÕES SOBRE A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS
APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES, PROFESORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA.
A PESQUISA AQUI APRESENTADA TEM COMO OBJETIVO INDENTIFICAR AS CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E DE BIOLOGÍA, DE DUAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO NO MUNICIPIO DE ARACAJU SERGIPE,SOBRE A APRENDIZAGEM DO ALUNO. COMO PROBLEMÁTICA TEMOS AS SEGUINTES QUESTÕES:QUAS AS CONCEPÇÕES DOS PREOFESSORES, DE DUAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO NO MUNCIPIO DE ARACAJU SERGIPE, EM REALAÇÃO ALGUNS PRESSUPOSTOS ( CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS; ATIVIDAES EXPERIMENTAIS; UTILIZAÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS; UTILIZAÇÃO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS; PESQUISA DE CONTEÚDOS EM SLA DE AULA;ERROS DOS ALUNOS; PROCESSO AVALIATIVO EM SALA DE AULA) NA APRENDIZAGEM DOALUNO NOENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA? SERÁ QUE OS PROFESSORES ACREDITAM QUE PARA OS ALUNOS APRENDEREM CIÊNCIAS E BIOLOGIA ÉPRECISO ADODTAR ESTES PRESSUPOSTOS NA SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA? DESSA FORMA, OSSUJEITOS DA PESQUISA SÃO OS PREFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA DE DUAS ESCOLAS ESTADUAIS NO MUNICIPIO DE ARACAJU - SERGIPE, TOTALIZANDO OITO PROFESSORES.COMO REFERENCIAS TEÓRIVO, PROCURAMOS ABORDAR OS PRICNCIPAIS TEÓRICOS QUE DISCORRREM TANTO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO ALUNO,QUANDO DOS PRESSUPOSTOS ANTERIORMENTE APRENSTADOS, CITANDO AUTORES COMO: VIGOTSKII, LIBÂNEO PERRENOULD, LUCKESI, DENTRE OUTROS.EM RELAÇÃO À NATUREZA E TÉCNICAS DE COLETA DE DADOS, A PESQUISA POSSUI UMA ABORDAGEM QUALITATIVA COM ENFOQUE FENOMENOLÓGICO, UTILIZANDO COMO INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS ENTREVISTAS, QUESTIONÁRIOS E OBESERVAÇÕES, TENDO COMO APORTES TEÓRICOS AUTORES COMO: GIL (1996), LAVILLE E DIONNE, LEITE (1999) E TRIVIÑOS (1999). OBSERVAMOS QUE OS PROFESSORES TEM CONSCIÊNCIA DA NECESSIDADE DE INOVAR A FORMA QUE DESENOVE SUA AULAS, PELA UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS E MÉTODOS DIFERENTES DOS TRADICIONAIS. CONTUDO, ENCONTRAM ALGUMAS DIFICULDADES, COMO: FALTA DE MATERIAIS,CURTO TEMPO DE AULA ATRBIBUÍDA ÀS DISCIPLINAS, PRINCIPALMENTE A DE BIOLOGIA, FALTA DE APOIO NOMOMENTO DO DESENVOLVIMENTO DE SUAS ATIVIDADES, DESMOVITAÇÃO SALARIAL.