Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: PRISCILA SOUZA DE SENA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PRISCILA SOUZA DE SENA
DATA: 03/12/2012
HORA: 15:00
LOCAL: NPGCF
TÍTULO:

Avaliação do efeito da pulegona em modelo de amésia induzido por escopolamina no teste da esquiva passiva em Danio rerio(zebrafish) adulto.


PALAVRAS-CHAVES:

Memória, Zebrafish, Pulegona


PÁGINAS: 76
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO:

A memória é um processo dinâmico que pode ser analisada em diferentes níveis de organização biológica através da associação a modificações na morfologia, bioquímica e fisiologia do Sistema Nervoso Central. Sua aquisição denomina-se aprendizado, e similarmente, homens e outras espécies de animais, como peixes da espécie Danio rerio evocam o aprendizado por experiências, perpassando os processos de consolidação e retenção. Essas informações ficam armazenadas em regiões cérebraio, onde permanecem de forma mais ou menos estável com o decorrer do tempo. Tal situação confronta os índices epidemiológicos, que retrata uma inversão na pirâmide populacional. Em um futuro, próximo, o Brasil deverá ser composto por uma população quase estável, contudo, mais idosa e com uma taxa de crescimento baixa ou até negativa. Nesse cenário, é provável que aumentarão a prevalência de doenças como a demência senil, caracterizando-se por perda insidiosa, lenta e progressiva de memória. Na medicina tradicional, plantas vêm sendo utilizadas para melhorar a função cognitiva e aliviar sintomas associados com quadros de demência. Pesquisas têm sido realizadas com óleos voláteis de plantas e terpenos isolados, na busca por novas terapêuticas para a DA, tendo como alvo principal a inibição das enzimas acetil e butirilcolinesterase, entre esses, a pulegona. Mediante, o objetivo da pesquisa foi avaliar o efeito da pulegona em modelo de amnésia induzida por escopolamina no teste da esquiva passiva em Danio rerio adulto. Para estes experimentos os peixes foram criados em ótimas condições. Após exposição dos peixes à veículo e drogas, como escopolamina, neostigmina, concentrações crescentes de pulegona, ou suas associações, foram avaliadas através do teste da esquiva passiva, a ação desses agentes. Inicialmente foi testado se a escopolamina prejudicava a retenção de resposta de esquiva aprendida, posteriormente, determinou-se se a neostigmina antagonizava os efeitos da escopolamina sobre a aquisição e a retenção da resposta da esquiva passiva, assim como foram avaliados os efeitos da pulegona. Logo após, testou-se se neostigmina e pulegona aumentavam o tempo de retenção da resposta de aquisição aprendida individualmente, com vistas ao desenvolvimento de novos fármacos para o tratamento dos sintomas cognitivos da demenência. Os resultados apontam que a pulegona tem demonstrado resultados satisfatórios quanto à reversão da amnésia induzida por escopolamina. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2307505 - GIULIANO DI PIETRO
Interno - 1337195 - SOCRATES CABRAL DE HOLANDA CAVALCANTI
Notícia cadastrada em: 21/11/2012 10:38
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2020 - UFRN - bigua2.bigua2 v3.5.16 -r10787-147c949b3