Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCIELLY LIMA DA FONSECA
DATA: 15/02/2022
HORA: 08:00
LOCAL: Online
TÍTULO: À LUZ DO VAREJO: FORMAÇÃO E PERCEPÇÕES DA DIVERSIDADE DAS ÁREAS DE ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO
PALAVRAS-CHAVES: Profissionalismo. Gestores. Mentores. Varejo Farmacêutico. Educação Farmacêutica. Farmácia Comunitária.
PÁGINAS: 93
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO:
O varejo de medicamentos vem se caracterizando como uma área de grande oportunidade para que o farmacêutico reafirme o seu papel perante a sociedade. Diante dos novos desafios do mercado, é perceptível um aumento nos debates a respeito do ensino farmacêutico, afim de construir um perfil profissional apto a cumprir de forma eficiente as demandas sociais, além de se manter competitivo no mercado de trabalho. Assim a referida dissertação teve como objetivo compreender as percepções de gestores e mentores sobre demandas do mercado varejista de medicamentos para a educação farmacêutica. Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório com orientação analítico-descritiva, mediante entrevistas semi-estruturadas com questões em aberto, iniciada após prévia aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa com o número do parecer 4.169.752 e consentimento esclarecido dos entrevistados. Os sujeitos são os gestores e mentores do mercado varejista de medicamentos de redes de farmácias do Brasil. A interpretação do material coletado seguiu os ensinamentos da "análise de conteúdo" baseada na análise temática das falas por meio do software ATLAS.ti. A população do estudo foi composta por 19 farmacêuticos com distribuição nove mentores e dez gestores com atuação no varejo farmacêutico. Na concepção dos entrevistados a conceituação da formação para o varejo está relacionada a aspectos como empreendedorismo, educação continuada, experiências práticas, habilidades técnicas e atitudinais, bem como a influência do ensino dessas competências no desempenho profissional do farmacêutico. As medidas sugeridas reforçam a necessidade de uma reforma curricular no intuito de aperfeiçoamento do farmacêutico que atua no varejo.