Banca de DEFESA: FERNANDA OLIVEIRA PRADO

DISCENTE: FERNANDA OLIVEIRA PRADO
DATA: 14/02/2022
LOCAL: Online
TÍTULO: Avaliação de um Prontuário Orientado para Resolução de Problemas Relacionados a Medicamentos no Ensino da Revisão da Farmacoterapia
PALAVRAS-CHAVES: Revisão da Farmacoterapia; Problemas Relacionados a Medicamentos; Prontuário Orientado por Problema; Diagnosis-Adverse Clinical Findings-Medicine – DAM; Ensino Farmacêutico
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia

Introdução: Uma educação farmacêutica alinhada com prática profissional é um tópico de discussão atual. O uso de Prontuários Orientados por Problemas, a exemplo do Diagnosis-Adverse Clinical Findings-Medicine (DAM), como instrumento sistematizador do processo de trabalho e de raciocínio clínico na identificação de problemas relacionados a medicamentos (PRM) pode ser útil para aproximar realidade e teoria, facilitando a aprendizagem dos estudantes. Além de contribuir para assistência segura e de qualidade. Objetivo: Avaliar o uso do prontuário orientado por problemas DAM como ferramenta para ensino de raciocínio clínico para resolução de problemas relacionados a medicamentos na Revisão da Farmacoterapia. Metodologia: O estudo foi conduzido em duas etapas. Inicialmente, foi conduzida uma revisão de escopo seguindo o modelo PRISMA-ScR e utilizando a estratégia PICO adaptada para definir a pergunta de pesquisa, população, fenômeno de interesse e contexto. Para inclusão, os estudos deveriam ter ensinado ou avaliado raciocínio clínico a alunos de farmácia ou farmacêuticos, descrever os métodos de ensino e avaliação e estar escritos em inglês, português ou espanhol. O processo de inclusão dos estudos, extração, análise e síntese dos resultados foi realizado por dois pesquisadores independentes. Em seguida, foi realizado um estudo multicêntrico controlado do tipo cross-over com alunos de graduação do curso de Farmácia de duas Universidades Federais no Nordeste do Brasil. Foram elegíveis e convidados a participar do estudo todos os alunos matriculados nas disciplinas de “Atenção Farmacêutica” ou “Farmácia Clínica e Farmacovigilância” no ano de 2021. Nas referidas disciplinas, inicialmente os alunos participaram de aulas expositivas sobre revisão da farmacoterapia, definição de PRM, fisiopatologia da pré-eclâmpsia e seus tratamentos. Em seguida, os mesmos foram divididos em dois grupos (controle e intervenção) os quais utilizaram, respectivamente os prontuários Subjective, Objective, Assessment, Plan (SOAP) e DAM para resolução de casos-clínicos. Após a resolução dos casos os grupos foram invertidos. Foram avaliados os seguintes desfechos: proporção de PRM verdadeiros identificados, proporção de identificações de casos com PRM verdadeiros, proporção de identificações de casos sem PRM. A análise estatística foi realizada utilizando o Statistical Package for the Social Sciences (SPSS®), versão 17. Resultados: A scoping review incluiu doze estudos e revelou diversidade de métodos de ensino e avaliação do raciocínio clínico, com maior tendência para uso de metodologias ativas nos dois momentos. A maioria dos estudos (66,67%, n = 8) mostraram desfechos positivos em relação à satisfação dos alunos com os métodos ativos de ensino e avaliação. Com este estudo, espera-se facilitar e aprimorar o ensino do raciocínio clínico aplicado à Revisão da Farmacoterapia, contribuir com a formação profissional e com o aumento da qualidade do cuidado em saúde prestado aos pacientes.

Presidente - 949.166.594-49 - ALFREDO DIAS DE OLIVEIRA FILHO
Externo à Instituição - THACIANA DOS SANTOS ALCÂNTARA