Banca de DEFESA: ALANA TELES COSTA

DISCENTE: ALANA TELES COSTA
DATA: 08/02/2021
LOCAL: Online
TÍTULO: Efeito da farmacoterapia na fibromialgia: uma overview de revisões sistemáticas.
PALAVRAS-CHAVES: Revisão Sistemática; Doenças Reumáticas; Dor; Terapia Medicamentosa; Resultado do Tratamento; Qualidade da Assistência à Saúde.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia

Efeito da farmacoterapia na fibromialgia: uma overview de revisões sistemáticas, Alana Teles Costa, São Cristóvão-SE, 2021. Fibromialgia é um distúrbio de processamento da dor debilitante e crônico, que atinge aproximadamente 5,4% da população mundial, sendo atualmente uma dasuma das condições clínicas reumatológicas mais frequentes. Todavia, a proporção de pacientes que obtêm bons resultados com a farmacoterapia é pequena. Portanto, escolher a melhor evidência disponível sobre a farmacoterapia é fundamental para otimizar os resultados clínicos desses pacientes. Diante disso, esta overview teve como objetivo identificar em revisões sistemáticas os efeitos da farmacoterapia na fibromialgia, considerando a qualidade das revisões e a eficácia dos resultados. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma busca por artigos publicados até janeirode 2020 em sete bases de dados: Embase, Scopus, Lilacs, Web of Science, Pubmed, Cochrane e IPA. A estratégia PICOS foi utilizada para definir as palavras usadas na busca, bem como a questão norteadora: "O que as revisões sistemáticas apresentam sobre o efeito da farmacoterapia usada por pacientes com fibromialgia?". Todas as etapas da seleção dos artigos, análise da qualidade e extração dos dados foi realizada por dois avaliadores de forma independente, as divergências foram resolvidas por um terceiro avaliador. Esta overview seguiu as recomendações das ferramentas PRISMA e AMSTAR 2. O protocolo desta overview foi registrado no PROSPERO com o número CRD42018095943. Foram identificados na busca 4107 artigos. Desse total, 63 revisões sistemáticas se enquadraram nos critérios de inclusão e passaram para a etapa de análise da qualidade segundo a ferramenta AMSTAR 2. Oito revisões sistemáticas tiveram qualidade de moderada a alta e foram selecionadas para extração de dados. Todas as revisões incluídas foram publicadas em inglês, entre os anos de 2012 a 2018, realizaram meta-análises, utilizaram os critérios de diagnósticos do American College of Rheumatology (1990) para fibromialgia e avaliaram conjuntamente a melhora da dor, reações adversas e retiradas. A maioria das revisões incluiu apenas ensaios clínicos randomizados. Dos quatorze medicamentos abordados nas revisões sistemáticas avaliadas, duloxetina, milnaciprano e pregabalina mostraram evidências de melhora da dor e de outros sintomas da fibromialgia. No entanto, esses medicamentos apresentaram retiradas significativas devido a reações adversas. Em suma, poucos estudos apresentam evidências suficientes e de alta qualidade sobre o efeito dos medicamentos na fibromialgia, resultando na falta de apoio para os prescritores escolherem medicamentos que atendam aos critérios de necessidade, efetividade,segurança e adesão.

Presidente - 1964297 - CRISTIANI ISABEL BANDERO WALKER
Externo ao Programa - 1656787 - JOSIMARI MELO DE SANTANA