Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDO HENRIQUE OLIVEIRA DE ALMEIDA

DISCENTE: FERNANDO HENRIQUE OLIVEIRA DE ALMEIDA
DATA: 30/05/2018
LOCAL: Laboratorio de farmacognosia
TÍTULO: PLANTAS MEDICINAIS UTILIZADAS NO TRATAMENTO DA OBESIDADE: REVISÃO SISTEMÁTICA DE ENSAIOS CLINICOS
PALAVRAS-CHAVES: Plantas medicinais, fitoterapia, obesidade, perda de peso, ensaios clínicos, revisão sistemática.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia

Resumo: A obesidade é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) uma pandemia e é apontada como um dos maiores problemas de saúde pública do mundo. No Brasil, estima-se que 56,9% da população adulta esteja com sobrepeso e 20,8% esteja obesa, sendo observado o rápido aumento em ambos os sexos, todos os níveis salariais e faixas etárias, sendo a maior prevalência em pessoas de menor renda. As plantas medicinais e os fitoterápicos tem sido considerados importantes aliados terapêuticos no tratamento da obesidade, seja como tratamento de primeira linha seja como coadjuvante, atuando como inibidor de apetite, redutor da adipogênese, laxante, diurético e antioxidante. Sendo assim foi realizada uma revisão sistemática de ensaios clínicos, com a seguinte pergunta: “Quais plantas medicinais possuem eficácia e segurança no tratamento da obesidade?”. O protocolo deste estudo foi registrado no PROSPERO, um banco de dados internacional de registro de revisões sistemáticas, desenvolvido pelo Center for Reviews and Dissemination (CRD) da Universidade de York, com o nº CRD42018090408. As buscas foram realizadas em quatros bases de dados, sendo elas: Science Direct, Lilacs, Scielo, PubMed/Medline, Scopus e Web of Science. Foram encontrados nas seguintes bases de dados: Scopus: 87 artigos, Pub Med: 7 artigos, Science Direct: 12 artigos, Web of Science: 10 artigos e Lilacs: 0, totalizando 116 artigos. Os títulos e resumos dos trabalhos foram avaliados conforme os seguintes critérios de inclusão pré-definidos para determinar a relevância do tema: (i) ensaios clínicos que avaliaram o uso de plantas medicinais para o tratamento de perda de peso e obesidade (ii) o grupo controle foi composto por indivíduos saudáveis ou em uso de medicamentos para obesidade/perda de peso. Os critérios de exclusão definidos foram: Comentários, editoriais, artigos que não estavam em português, espanhol e inglês ou artigos que não estavam disponíveis na íntegra, estudos com compostos isolados, estudos etnobotânicos e etnofarmacológicos, revisão sistemáticas e overviews.

Presidente - 997456 - ANGELO ROBERTO ANTONIOLLI
Externo ao Programa - 2390896 - TAMIRES CARDOSO LIMA DE CARVALHO